spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Professores de Maricá recebem capacitação em robótica

spot_imgspot_img

Mais lidas

Os professores da rede municipal de Maricá recebem até sexta-feira (27), capacitação em robótica dos professores, assessores pedagógicos e profissionais em tecnologia da informação (TI). A oficina acontece no Centro da cidade, no  Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura.

A capacitação tem entre seus objetivos inserir tecnologias inovadoras no cotidiano escolar, a partir de laboratórios móveis instalados nas unidades de ensino da cidade. Para auxiliar nas etapas, os participantes recebem um kit educacional de robótica, composto por apostila, controladores, sensores, peças variadas, tablet e óculos de realidade virtual.

De acordo com o instrutor da capacitação, Jocelúcio Xavier, de 42 anos, Maricá é modelo na inclusão de novas políticas educacionais, com a robótica sendo mais uma etapa para acrescentar à educação de qualidade oferecida nas escolas.

“Vejo esse curso como uma conquista para o município. É muito corajoso trazer uma capacitação nova para a cidade, o que carrega muito entusiasmo e um grande avanço, tornando a escola ainda mais próxima da sociedade. A robótica está dentro da grade que norteia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a estrutura de ensino daqui está abraçando essa ideia, se equipando e portugalizando novos conhecimentos aos professores. Os alunos aprenderão brincando e a sociedade de Maricá só ganha com isso”, pontuou.

Duas turmas fazem parte do projeto. A primeira, com 30 profissionais, e a segunda com  45 professores do ensino fundamental I e II. Para o professor de Ciências Warlen da Costa, de 33 anos, que atua no Campus de Educação Transformadora, conhecer uma área  diferenciada como a robótica traz mais dinamismo ao processo educacional.

“Essa é uma oportunidade única oferecida pelo município. Os materiais abrem possibilidade para inúmeros projetos em várias disciplinas e incentivam os talentos naturais dos alunos em aspectos variados. Vejo que, com isso, os estudantes participarão mais e ficarão tão empolgados como os professores nesse processo de aprendizagem”, explicou.

Já a professora de Matemática do 7º ano, Letícia Pereira, de 30 anos, ressalta a chance de aprender sobre robótica e aplicar os novos conhecimentos na sua atuação profissional.

“Achei muito interessante e empolgante essa capacitação. Nunca tive contato com robótica antes, nem na faculdade ou em práticas educativas, e será uma forma de fazer uma aula diferente, mais dinâmica. Assim, os alunos irão gostar mais da sala de aula e participarão mais, podendo também montar os robôs e se divertir no processo”, completou.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img