spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Projeto Habitar entrega casas no Beco do Dantas, em Araçatiba

spot_imgspot_img

Mais lidas

“A primeira vez que entrei aqui chorei muito. Graças à Deus, agora temos uma casa digna. Só Deus sabe o que eu passei aqui para dar uma casa digna para minhas filhas”; esse é o relato de Ariana Ferreira, de 39 anos, uma das agraciadas pelo Projeto Habitar – Moradia com Dignidade, que entregou 10 casas reformadas nesta quinta (03) no Beco do Dantas, em Araçatiba.

Morar em um local insalubre fez com que a filha de Ariana, que tem apenas 14 anos, adquirisse – inicialmente – um problema respiratório. A patologia avançou e fez com que fosse necessária a colocação de quatro válvulas no coração da adolescente que, apesar de hoje estar em casa, chegou a ficar sete meses internada, alguns deles nos hospitais municipais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá.

“Estou muito feliz, tenho muito o que agradecer à Deus, à Prefeitura de Maricá, a essa equipe maravilhosa. É muita emoção, estou muito feliz, é uma casa digna para minhas filhas”, completou Ariana. Além da casa dela, outras nove foram reformadas e já estão de posse de seus moradores. Oito residências estão passando por reformas e há a expectativa de que outras possam aderir ao programa.

Em uma das casas que foi desocupada para que a intervenção começasse se encontra um ambiente totalmente insalubre. Nela, nove crianças moravam. “É impossível que a gente, enquanto humanidade, possa conviver em uma cidade em que pessoas morem em um ambiente como aquele”, pontuou o prefeito Fabiano Horta.

“A gente precisa mudar essa realidade e o Habitar tem trabalhado ganhando mais força e mais escala para que a gente tenha, na casa das pessoas, um lugar de moradia saudável, um lugar asseado, limpo, belo e funcional. Isso dá às pessoas mais qualidade de vida”, completou Horta.

Victor Maia, secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, disse que a palavra ‘dignidade’ é mais do que um slogan do programa, mas seu significado é o que norteia todo o trabalho realizado pelas equipes que estão atuando no dia-a-dia.

“A gente melhora esteticamente e dá conforto térmico, segurança elétrica, uma série de questões estruturais que são resolvidas para dar salubridade. Mas tudo isso gira em torno de dar maior dignidade às pessoas e ao modo como elas moram. Costumo dizer que a casa da gente é o palco da nossa existência e, para que a gente tenha dignidade, a gente precisa ter uma casa confortável, salubre, segura e também bonita e funcional”, disse Victor.

Vereador licenciado, o secretário de Trabalho Marcus Bambam lembrou que iniciou na vida política para ajudar as famílias do Beco do Dantas. Ele está em seu segundo mandato como vereador. “Antes de eu estar na política, estava aqui e via a realidade deles. Peguei como propósito fazer algo por eles. E a vida pública tem muito a ver com isso; utilizar o dinheiro público onde tem que ser utilizado”, contou.

“Quando a gente vê obras como essa, transformando a vida das pessoas, temos a certeza de que a gente está no caminho certo. Isso dá sentido ao caminho público que escolhemos”, concluiu Bambam.

O Programa Habitar – Moradia com Dignidade consiste na regularização dos imóveis e em melhorias com reformas realizadas gratuitamente para famílias de baixa renda.

Ele faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.

Todos os programas que ele abrange estão interligados de forma que, de acordo com a necessidade, os beneficiários sejam atendidos por mais de um programa até a garantia plena do seu direito.

As residências passam por processo de regularização fundiária e diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img