Começou a valer na manhã desta segunda-feira (24), a redução de tarifa das barcas, nas linhas Praça XV – Arariboia, Praça XV – Cocotá e Praça XV – Paquetá (em ambos os sentidos). O valor foi reduzido de R$ 7,70 para R$ 4,70.
Com mais de 10,3 milhões de embarques em 2024, a linha Praça XV – Arariboia é a principal do sistema aquaviário do estado, concentrando cerca de 80% da demanda de passageiros.
Essa redução foi possível graças ao novo modelo de contrato, que altera a forma de remuneração da operadora. Agora, o pagamento é baseado na quantidade de milhas náuticas percorridas, e não mais na receita da venda de passagens.
O novo consórcio, Barcas Rio, assumiu a operação no dia 12 de fevereiro. O atual modelo de prestação de serviços, com remuneração por milha náutica, é aplicado em outros estados como São Paulo e Espírito Santo e confere maior controle público, assegurando ao Estado a responsabilidade pela definição da tarifa, fiscalização, pagamento e indicação de investimentos futuros.
O anúncio da nova tarifa foi feito no último dia 13 de março em uma cerimônia realizada na Estação Arariboia, no Centro de Niterói, com a presença do governador, Claúdio Castro, do secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e outras autoridades de Niterói e do estado.