spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Redução da violência em Maricá é a marca do primeiro ano de atividades do Proeis

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Clarildo Menezes / Divulgação PMM

Evento realizado no Cine Teatro Henfil, nesta sexta-feira (09/11), comemorou um ano de atuação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). A solenidade reuniu integrantes da Secretaria de Segurança, Ordem e Pública e Trânsito, o prefeito Fabiano Horta, vereadores, Polícias Militar e Civil e apresentou um balanço da atuação dos policiais na cidade.

Treze policiais que se destacaram em importantes ocorrências foram homenageados. Muitos contribuíram para a prisão de envolvidos em roubos, homicídios e importantes nomes do tráfico de drogas que buscavam se esconder na cidade. Um desses policiais é o 3º sargento Carlos Roberto Souza da Silva. “No decorrer desse ano, conseguimos adquirir a confiança da população, tanto que em alguns dos serviços, recebemos a informação de populares, além do batalhão e do comando do Proeis. Assim, conseguimos tirar de circulação um marginal perigoso. Por este motivo, o trabalho do Proeis tem sido tão importante. E esse reconhecimento só mostra a valorização do profissional pelo comando, pela C-Proeis e pela Prefeitura”, declarou.

O secretário de Segurança, Celso Netto, foi o encarregado de apresentar a estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP) referente aos últimos três meses, que mostram redução da criminalidade em Maricá. Durante o período foram realizadas 356 ocorrências; 1285 abordagens e 481 operações de auxilio em rodovias e hospitais.

“Precisamos ressaltar a importância do trabalho feito pela Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura nesse primeiro ano. Construímos um modelo de Proeis que está sendo referência para o estado do Rio de Janeiro. Todos os índices, as metas, efetivamente de dados da segurança pública, tem sido cumpridas nos últimos três meses por causa dessa integração. Então, ficamos satisfeitos de poder homenagear simbolicamente alguns policiais que participaram desse conjunto de operações”, frisou o prefeito Fabiano Horta.

Atualmente o PROEIS Maricá conta com 18 viaturas e mais de 120 homens atuando na segurança diariamente. “Agora é integrar esse trabalho com o nosso cinturão digital que está sendo construindo na cidade onde serão monitoradas as entradas e saídas e toda a dinâmica da cidade com inteligência. Esse é um fator agregador”, concluiu o prefeito.

Delegada titular da 82ª DP, Carla Tavares também participou do evento. “Quem efetivamente atua com segurança pública sabe que hoje em dia não se consegue mais trabalhar sozinho. Precisamos dessa integração que eu encontrei quando cheguei em Maricá há 8 meses. Quando temos isso, temos um cenário perfeito para trabalhar e reduzir os índices de criminalidade”, disse.

O policiamento vai continuar. Foi anunciado a renovação do programa. “Quando você chega num patamar em que considera satisfatório, quer chegar na excelência. Mas não pode deixar cair. Porque chegar no topo é fácil, difícil é se manter lá. Então, temos um trabalho árduo de manter o entusiasmo dos policiais na rua, porque não se faz segurança pública sem entusiasmo e nós estamos aqui para cuidar cada vez melhor dos munícipes de Maricá”, garantiu o secretário.

A parceria da Prefeitura com a Coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (C-Proeis) da Polícia Militar teve início no dia 04 de outubro de 2017 quando 30 policiais que estavam de folga em seus batalhões e unidades passaram a atuar nas ruas da cidade, ao lado de agentes da Guarda Municipal e do efetivo policial que já atuava normalmente. Cada um recebia em média R$ 250 por cada 12 horas trabalhadas. Desde então, seus salários são custeados integralmente pela Prefeitura de Maricá.

De lá para cá, módulos de segurança foram instalados em pontos estratégicos da cidade, onde passaram a ficar muitos desses profissionais com viaturas e rádio de comunicação, para facilitar seu deslocamento e a abordagem em ocorrências.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img