spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Reforço na saúde: Maricá pode ganhar clínica de diálise

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um dos pedidos de quem precisa fazer diálise é uma clínica na cidade e, de acordo com a secretária de Saúde Simone Costa, esse sonho pode se concretizar. O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

“Nenhum município no estado tem como arcar com o serviço de diálise no próprio município. É necessário uma série de requisitos que o próprio estado não habilita. Mas, com a chegada do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, há uma possibilidade maior de uma clínica vir para Maricá e conseguirmos essa habilitação. Quando essa habilitação acontecer, os pacientes que estão indo para Itaboraí, Niterói, Rio Bonito, vão fazer diálise no município”, disse Simone.

Há, nos registros da Secretaria de Saúde, 96 pacientes com insuficiência crônica e necessitam do serviço. Possíveis locais já estão sendo visitados.

“Já vemos os locais, até próximo ao Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, onde a clínica pode se estabelecer. O município vai entrar com uma contrapartida. Vale lembrar que diálise é uma responsabilidade do estado. Quando tivermos essa clínica, ela vai fazer a referência desses pacientes crônicos”, revelou a secretária de Saúde.

Simone Costa lembrou, ainda, que o município faz o transporte dos pacientes que necessitam de diálise para outros municípios. “Nós fazemos o transporte do paciente crônico que precisa de diálise. Carros, vans e até ambulâncias para os casos que necessitem desse tipo de transporte”, afirmou.

A comandante da saúde pública do município também ressaltou que as duas unidades hospitalares de Maricá possuem equipamentos para pacientes em quadro agudo de insuficiência renal. “Temos, nos dois hospitais municipais, o equipamento para fazer diálise nos pacientes agudos. Hoje, temos como atender pacientes que tenham insuficiência renal aguda tanto no Conde Modesto Leal, quanto no Dr. Ernesto Che Guevara”, pontuou.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img