A Região Metropolitana do Rio de Janeiro deverá registrar cerca de 86 mil contratações temporárias para atender ao aumento da demanda durante as festas de fim de ano e a alta temporada. A estimativa é de uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, com 726 empresários.
De acordo com o levantamento, 25% dos estabelecimentos já contrataram ou pretendem contratar funcionários temporários. Novembro deve concentrar a maior parte das admissões, com 50,3% das contratações previstas. Dezembro aparece em seguida, com 33%.
A média estimada é de três profissionais contratados por estabelecimento, com salário mensal de R$ 1.896.
Mais da metade das empresas considera efetivação
A pesquisa também aponta possibilidade de contratação permanente após o período temporário. Em 52,1% dos estabelecimentos, existe a possibilidade de efetivar pelo menos um dos profissionais admitidos.
Entre as empresas que consideram essa alternativa, 64,5% pretendem ampliar o quadro de funcionários. Outras 22,1% planejam substituir trabalhadores antigos, enquanto 13,4% avaliam combinar as duas possibilidades.
Já entre os empresários que não pretendem efetivar os temporários, 76,1% apontaram que o número atual de funcionários é suficiente. As incertezas da economia foram citadas por 10,2%, enquanto 5,8% mencionaram dificuldades para encontrar profissionais com o perfil adequado.
O levantamento indica que o movimento de contratações para o fim de ano também pode representar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho formal, especialmente nos setores que ampliam suas equipes para atender ao crescimento do consumo e do turismo.
















