spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

“Resultados de 2020 mostram a solidez e a força do sistema cooperativista e do Sicoob Sul”, acredita Rubens Moreira

spot_imgspot_img

Mais lidas

Em entrevista, o presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira, fez um balanço de 2020 e projetou como deve ser 2021 para a cooperativa.

A cooperativa, que possui agências em Maricá, Saquarema, Araruama, dentre outras cidades do estado do Rio, não é uma instituição bancária tradicional. O sistema é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.

Por ser cooperativa, não tem lucro. No final do ano, os resultados financeiros são divididos entre os cooperados que mais usarem os serviços durante os 12 meses.

Como você avalia o ano de 2020 para o Sicoob Sul?

O ano de 2020 foi de muita tristeza e apreensão para todos nós e para toda comunidade. Mas por outro lado tivemos uma alegria muito grande em saber que atendemos todas as demandas de crédito dos nossos associados. Prorrogamos milhares de operações de crédito, apoiando nossos cooperados e diminuindo a aflição de muita gente. Nós evitamos situações difíceis para as empresas, através de diversas linhas de crédito. Acho que isso foi importante para as empresas e as pessoas. Mas não deixou de ser um ano triste para todos nós. Um ano que tivemos uma pandemia, nos fez mudar nossos hábitos, obrigando a nos reinventar, mas com o apoio dos nossos associados, conseguimos superar esse problema.

Mesmo assim o Sicoob Sul conseguiu um resultado surpreendente. Como?

Realmente em 2020 os resultados da cooperativa, mesmo com essa pandemia que estamos passando, foi muito bom, demonstrando a solidez e a força do sistema cooperativista e do Sicoob Sul. Esse resultado faz parte daquilo que plantamos junto aos nossos associados. O Sicoob Sul, durante décadas, vem demonstrando através da transparência e da força de sua parceria que temos com as pessoas e as empresas, sua importância para as comunidades onde atua. Este ano, mesmo sendo atípico, uma demanda maior em função das emergências, conseguimos bons resultados econômicos e financeiros, porém, o mais importante é a aceitação e o reconhecimento dos cooperados pelo Sicoob Sul. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo, e que nossa mensagem está sendo clara e objetiva, conseguindo manter e atrair cada vez mais pessoas para juntos fazermos a diferença.

Como será 2021 para o Sicoob Sul?

Nós começamos 2021 com um cenário de total insegurança, não sabemos como vai transcorrer o ano, porém, com o aumento da vacinação, e havendo um entendimento entre os governos, poderemos reverter esse quadro, senão totalmente, mas pelo menos amenizar suas consequências.

Mesmo assim é complicado, porque essa doença é ainda uma novidade, mas acho que a economia vai dar uma aquecida, isso é um cenário que nos indica que podemos já estar no princípio de uma virada. Mesmo com esses desafios, precisamos estar juntos, de mãos dadas, com esperança para renovar os nossos sonhos e objetivos. Vamos acreditar e fazer acontecer, o Sicoob Sul vai estar sempre ao lado dos seus associados, para atendê-los dentro de suas necessidades.

Qual a mensagem que você deixa para os cooperados do Sicoob Sul?

A mensagem que nós deixamos é para que as pessoas e as empresas continuem acreditando na parceria do Sicoob Sul. Estamos aqui para ajudar, a fim de que cada um permaneça nas suas atividades, continuando a realizar os seus sonhos e projetos. Isso tudo vai passar, tenho certeza disso. A ciência está trabalhando para que rapidamente através da vacina possa vencer esse adversário, que é fatal e invisível.

Não vamos perder a confiança no cooperativismo, o Sicoob Sul demonstrou que ele é um grande parceiro nas comunidades aonde atuamos. Temos uma responsabilidade muito grande com as comunidades, diferente das instituições financeiras tradicionais. Nós somos uma cooperativa e estamos do lado das pessoas e empresas. Portanto, vamos continuar juntos em 2021, através do cooperativismo, que é a melhor forma de unir pessoas em prol de objetivos em comum.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img