Samu de Maricá realiza mais de 800 atendimentos em cinco meses

830 atendimentos em cinco meses. Uma média de mais de cinco atendimentos por dia. 10% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são referentes aos serviços prestados pelo Samu maricaense, que de janeiro a maio deste ano não teve “vida fácil” e ajudou a salvar várias vidas nesse período, seja nas residências dos pacientes (em 70% dos casos), ou em vias públicas – 30% dos socorros prestados.

Para Leonardo Ribeiro, coordenador do serviço de socorro, o grande diferencial é exatamente oferecer o atendimento de socorro em casa. “O Corpo de Bombeiros atua nas ruas e nós oferecemos um grande apoio ao trabalho deles. No entanto, quando uma pessoa necessita, pode nos acionar que iremos até a casa dela para socorrê-la por meio do 192 ou até mesmo nos chamando aqui na base. Estamos aqui para salvar vidas, aonde quer que precisem de socorro”, declarou.

De acordo com o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, as principais ocorrências das chamadas oriundas das residências são por conta de AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, assistência ao parto e queda. Já em vias públicas, acidentes de trânsito, crises compulsivas e mal súbito são as causas mais comuns dos atendimentos. A equipe conta com 50 profissionais, sendo sete médicos, sete enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem, 14 condutores socorristas (que são técnicos em primeiros socorros), além dos profissionais da área administrativa. “O paciente entra em contato por meio do 192 e aciona a central de atendimento do SAMU, que irá mobilizar a equipe necessária para o serviço de socorro. Muitos casos podem ser resolvidos no próprio local de atendimento. Outros necessitam ser encaminhados para o Hospital Conde Modesto Leal ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, dependendo da necessidade clínica avaliada pela equipe”, destacou.

Atualmente, o serviço do Samu de Maricá conta com duas ambulâncias (uma básica USB 10 e outra avançada USA 7) e uma motolância (moto que atua como ambulância para chegar mais rápido ao local de atendimento) equipadas com aparelhos e medicamentos para prestar atendimentos de emergência e urgência em todo município. O modelo básico possui aparelho de pressão arterial, oxímetro de pulso, HGT (medidor de glicose), cilindros de oxigênio, equipamentos para imobilização e medicamentos. Já a ambulância avançada, considerada uma UTI móvel, possui – além dos já itens listados – desfibrilador, respirador e monitor cardioversor.

Outro serviço de competência do Samu, que permitiu agilizar o atendimento e oferecer mais conforto às famílias, é a possibilidade do médico do órgão emitir a declaração de óbito do paciente em caso de pacientes com morte natural com diagnóstico conhecido, e, desde que não haja suspeita de morte por crime ou envenenamento. “Os casos são avaliados. Em caso de morte natural, o Samu facilita esse fluxo e pode conceder o atestado de óbito, mas há alguns casos em que é necessária ter a investigação policial”, diferenciou o coordenador.

Como projeto, o coordenador estuda a possibilidade de desenvolver ações educativas no trânsito e também nas escolas como forma de disseminar os serviços prestados pelo órgão.

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