spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

São Gonçalo celebra a Folia de Reis

spot_imgspot_img

Mais lidas

A celebração do Dia de Reis (06/01) é uma tradição de origem portuguesa que foi trazida ao Brasil na época da colonização e que perdura até os dias atuais. Em São Gonçalo, as comemorações, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo e da Fundação de Artes ( Fasg), serão realizadas no sábado (06/01), às 14h, na Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça Zé Garoto e no domingo (07/01), das 9h às 12h, na Fazenda Colubandê. Ambas celebrações têm entrada gratuita e classificação livre.
 
De acordo com a especialista em Arte Popular e produtora, Verônica Inaciola, no domingo, na Fazenda Colubandê, haverá uma missa de Santos Reis, celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa em São Gonçalo. Em seguida, serão realizadas apresentações de Folias de Reis com duas folias de São Gonçalo e uma de Itaboraí. Finalizando o evento, será servida a Ceia de Reis. Na praça Estephânia de Carvalho ( Zé Garoto) haverá apresentação de Folias de Reis durante a “Feira de Artesanato Maria José”, realizada aos sábados na praça.
 
“O Rio de Janeiro é o Estado em que as Folias de Reis estão mais presentes, o que mostra a perpetuação desta tradição que veio de Portugal com o colonizador. A Folia de Reis é um auto através do qual os jesuítas mostravam seu Deus e o catolicismo aos habitantes das novas terras. Hoje, as Folias estão sendo inventariadas pelo IPHAN e são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil. Será uma grande festa e um grande encontro entre patrimônio imaterial, que é a Folia de Reis, e patrimônio material, que é a Fazenda Colubandê”, relatou Verônica Inaciola. 
 
Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis é a data na qual os três Reis Magos teriam encontrado e visitado Jesus Cristo recém nascido. O Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro, é o marco de encerramento das festividades natalinas. 
 
De acordo com o secretário interino de Cultura e Turismo, Giovani Raios de Sol, a Folia de Reis é uma tradição em São Gonçalo.
 
“A Folia de Reis é uma das mais belas manifestações populares do Brasil. Uma tradição em São Gonçalo. Nós temos várias Folias em atividade na cidade e ficamos muito felizes em apoiar essas duas celebrações que acontecem neste sábado e domingo “, ressaltou Giovani.
 
Para o prefeito José Luiz Nanci, o Dia de Reis é uma tradição a ser perpetuada.
 
“A Folia de Reis é uma festa linda, muito tradicional, que veio com os colonizadores portugueses e até hoje faz parte da nossa cultura e apesar de ser uma manifestação religiosa atinge pessoas de quaisquer religiões por conta de sua beleza. Tenho certeza de que a celebração de Reis em São Gonçalo será um sucesso “, acrescentou o prefeito.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img