spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

São Gonçalo passa a monitorar áreas verdes

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com o objetivo de reduzir o desmatamento ilegal, São Gonçalo passa monitorar a cobertura florestal e a identificar as áreas que sofrem desmatamento na Mata Atlântica. A medida faz parte do acordo de cooperação que inclui o município de São Gonçalo no programa “Olho No Verde”.

Hoje o município possui quatro unidades de conservação da natureza e junto às equipes da secretaria de Meio Ambiente. De acordo com a prefeitura, a principal causa do desmatamento florestal na cidade se dá pela especulação imobiliária.

A implementação deste acordo de cooperação técnica para as áreas verdes, entre o governo estadual e municipal, permite alcançar áreas  em que o acesso é limitado, identificando possíveis supressões.

“Hoje o nosso município, através de um trabalho comprometido com a  preservação ambiental foi contemplado com essa parceria. Através do Olho No Verde, o Estado dispara a imagem em tempo real da área desmatada, nós recebemos os alertas e enviamos uma equipe de fiscalização ao local. O monitoramento é fundamental para a proteção. E sendo identificado, o infrator é multado e responde civil e criminalmente pela infração ambiental cometida. Esse é um instrumento técnico importante, estimulado por uma política setorial de proteção das áreas verdes desenvolvido nesta gestão. Essa iniciativa é um ganho para toda a cidade!”, destacou o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Glaucio Teixeira Brandão.

Em 2019, por meio da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), São Gonçalo foi destaque por conta da iniciativa do governo em investir nas áreas verdes. De 10,13km² de áreas protegidas em 2017, o município chegou a um total de 47,37km² em 2018. O avanço é fruto da criação de três novas Unidades de Conservação da Natureza (APA Itaoca, APA Alto da Gaia e APA das Estâncias de Pendotiba).

“Mais do que dizer, podemos mostrar o quanto a gestão do prefeito José Luiz Nanci tem se empenhado no avanço da construção de políticas públicas efetivas para São Gonçalo. Esse acordo de cooperação reflete no que deve ser uma preocupação global. O meio ambiente é a casa de todos nós!”, disse o secretário de Meio Ambiente do município, José Rafael de Abreu Magalhães.

Brasil – Entre 2001 e 2018, o Brasil perdeu 53.8 milhões de hectares de cobertura arbórea, o equivalente a uma redução de 10% da área florestal desde 2000. Apesar disso, em 2019, o Rio de Janeiro foi considerado um dos nove estados brasileiros que estão no nível zero do desmatamento, de acordo com o S.O.S Mata Atlântica. Fiscalização e monitoramento são as iniciativas que fazem o projeto Olho No Verde ser mais uma peça fundamental no combate a devastação ambiental.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img