spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Saquarema: Barrinha receberá obra emergencial

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um dos grandes atrativos em Saquarema, o canal de ligação entre a lagoa e o mar, conhecido como Barra Franca ou Barrinha, terá a obra retomada pelo Governo do Estado ainda este ano.

A obra está parada desde 2001 e custou mais de 52 milhões de reais. O contrato firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a construtora Carioca Engenharia está, atualmente, em processo de rescisão.

A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, 18, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o presidente do INEA, Philipe Campello, e demais técnicos do Governo do Estado para tratar o assunto.

Durante a reunião, o secretário Thiago Pampolha trouxe boas notícias para a cidade: “Em um prazo de 15 a 20 dias, iniciaremos as obras emergenciais para recuperação do molhe de pedras e desassoreamento da Barra Franca da Lagoa de Saquarema. Esta é uma obra pontual e emergencial, que resolverá de imediato os principais problemas que a lagoa enfrenta”.

A reunião foi solicitada pela Prefeitura para buscar soluções ao problema que está dificultando a vida de pescadores da Lagoa de Saquarema.

Em paralelo à obra emergencial, ficou acordado que Estado e Prefeitura trabalharão em conjunto para buscar a solução definitiva ao problema da Barra Franca.

“Demos o primeiro passo decretando a situação de emergência para a Barra Franca. Agora, vamos trabalhar em conjunto com o Estado para executar a obra definitiva. Vamos empenhar recursos e esforços para executar a obra com recursos municipais”, informou a Prefeita Manoela Peres.

De acordo com o INEA, de 15 a 20 dias será dado início à mobilização do canteiro de obras para a primeira fase de intervenções emergenciais, que consistirá no recolhimento das pedras soltas que atrapalham a entrada de água e embarcações na Lagoa de Saquarema.

As obras estão sendo influenciadas pelo movimento “SOS Barra Franca”, que foi iniciada pelos pescadores em conjunto com moradores do entorno da Barrinha, o manifesto ganhou força em todo o município.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img