spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Saquarema ultrapassa metas de vacinação contra pólio e sarampo

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / PMS

Saquarema ultrapassou as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. Iniciada no dia 6 de agosto, foram obtidos os índices de 97,95% de imunização contra a pólio e 98,09% contra o sarampo até a última segunda-feira (11), de acordo com dados do Governo Federal. O objetivo era vacinar 95% do público-alvo no município.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. Algumas infecções mais graves podem se estender até o tronco encefálico e ainda para estruturas superiores, resultando em polioencefalite, que provoca apneia, a qual requer ventilação mecânica com o uso de um respirador artificial. Já o Sarampo é uma doença contagiosa que, em cerca de 30% dos casos, ocorrem complicações como diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além do período da campanha e do Dia D, uma ação importante para alcançar a meta de vacinação foi a imunização realizada nas creches do município. Durante duas semanas, técnicos e enfermeiros visitaram as unidades escolares para atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, deixando-as em dia com todas as doses do calendário nacional de vacinação.

Para as pessoas que estavam fora do público-alvo da campanha vacinação contra o Sarampo, a vacina é disponibilizada durante todo o ano nos postos de Estratégia de Saúde da Família. Para ser imunizado, basta apresentar o cartão de vacinação para avaliação clínica.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img