spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Saquaremenses fazem reclamações a respeito do transporte público

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nesta terça-feira (17/01), surgiram nas redes sociais diversas reclamações sobre transporte público pelos usuários do serviço em Saquarema. Dentre as queixas relatadas estão a lotação dos ônibus, a falta de ar-condicionado, o longo tempo de espera, pontos sem cobertura, dentre outras. Por esse motivo, as dificuldades para utilizar o transporte público viraram rotina. 

De acordo com Fernando Conceição, morador da região, os horários fixados pela Rio Lagos, empresa que opera o transporte público na cidade, aos domingos, são “muito complicados”.

“De Saquarema para Palmital, o horário máximo é 20h e ontem eu e mais algumas pessoas ficamos no ponto de 20h45 até 22h esperando, não passou nenhum. Nós tivemos que pegar o Bacaxá e o motorista disse que não tinha Palmital. Cada um teve que dar o seu jeito, mulheres com crianças e idosos, assim fica complicado”, queixou-se.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o acesso ao transporte coletivo de qualidade é um direito garantido a todo passageiro. Entretanto, os saquaremenses afirmam que a empresa responsável pelo transporte público no município não está atendendo às demandas de todos.

Em nota, a Prefeitura de Saquarema afirmou que as equipes de Fiscalização de Transportes atuam diariamente nos ônibus e terminais da cidade, fiscalizando os veículos, cumprimento de horários, dentre outros pontos.

Quanto à redução de horários aos finais de semana, a prefeitura informou que “o contrato em vigor não aborda quantitativo de frota em operação aos finais de semana. Contudo, a Secretaria de Transportes informou que no último fim de semana a frota operou com a seguinte proporção: sábado, com 60% da frota semanal; domingo, 50% da frota semanal”.

Questionada se a empresa teria comunicado que faria essa diminuição de frota em determinadas linhas e horários à Secretaria de Transportes, o município informou que notificou, nesta semana, a Rio Lagos, empresa que opera as linhas municipais.

Sobre a cobertura nos pontos de ônibus, a Prefeitura de Saquarema informou que está elaborando projeto para implantação de novos pontos de ônibus. “Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Saquarema está sendo construído, de forma inédita na cidade. Ele será o documento que balizará todo o crescimento ordenado do município, valorizando a mobilidade urbana correta e consciente”, concluiu.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img