spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Saúde de Maricá usa ‘boneco simulador’ para treinar equipe nos casos de Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

Profissionais da área de saúde de Maricá estão recebendo treinamento  para manuseio emergencial de vias aéreas para aplicação em pacientes com Covid-19. Cerca de 200 profissionais estão realizando simulações realística, ministrado e desenvolvido por equipes do Centro de Treinamento Berkeley – um dos mais reconhecidos do Brasil –, com emissão de certificado.

De acordo com a prefeitura, através de um simulador, um boneco que reage às ações que são feitas, os profissionais conseguem ter a percepção precisa da reação do paciente, no caso de uma entubação incorreta.

“O curso proporciona um treinamento eficaz para o profissional saber como lidar na prática, já que o comprometimento das vias aéreas é o fator que mais rapidamente causa a morte no paciente, portanto é primordial uma abordagem segura das vias aéreas para um bom prognóstico”, comenta Fernando Lamblet, médico anestesiologista e professor de manejo de via aéreas em pacientes com Covid-19.

A primeira etapa do treinamento é destinada para profissionais de nível superior: enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Participam cerca de 100 profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, 100 do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, 20 da UPA de Inoã e 10 do Posto de Saúde Santa Rita. A capacitação acontece até 31 de maio, nas instalações do Hospital Che Guevara.

Além disso, no site da Escola Municipal de Administração (EMAR – www.emarmarica.com.br), foram disponibilizados pelo NEPS três cursos online para acesso de todos os profissionais de saúde de Maricá com foco na doença, manejo e atendimento do paciente com Covid-19, incluindo cuidados específicos com o corpo após a morte. Todos os cursos seguem as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para acessar basta o profissional se cadastrar no site. Os cursos são certificados pelo NEPS-Maricá.

Casos – A secretaria de Saúde de Maricá confirmou no inicio da noite desta quinta-feira (28) que a cidade registra 301 casos confirmados de coronavírus. Além disso, são 297 casos suspeitos, 279 descartados, 70 pessoas curadas do Covid-19 e 31 óbitos.

Os cinco bairros com maiores incidências de casos são: Itaipuaçu (85), Inoã (35), São José do Imbassaí (29), Centro (28) e Flamengo (15). Juntos eles respondem por 63,78% dos registros da cidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img