Rio de Janeiro,

segunda-feira, junho 21, 2021
spot_img

Leia a nossa última edição #37

Secretário de Segurança do RJ conhece “Niterói Pacto pela Paz”

Mais lidas

Foto: Bruno Eduardo Alves / Divulgação Pref. Niterói/RJ

Na última quinta-feira (28/06), durante reunião com o Secretário de Segurança Pública, General Richard Nunes, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves apresentou o Plano ‘Niterói Pacto pela Paz’, elaborado pela prefeitura em parceria com a organização civil Comunitas. O plano prevê ações integradas em diversas áreas (que vão desde infraestrutura até a segurança, passando pelos temas relacionados à saúde, educação, cultura e assistência social, entre outros) e levou cerca de oito meses para ser elaborado por completo. 

Rodrigo neves lembrou as ações implementadas na cidade (como o programa Niterói Presente, construções de unidades e reforma de outras, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, pagamento de bonificações por desempenho, além de suporte às forças de segurança) ao comentar o projeto. “O plano que apresentamos é fruto de um trabalho que reúne a sociedade civil, os especialistas da segurança, estudiosos do tema e a prefeitura. Nosso objetivo é fazer com que essa iniciativa seja um marco divisor na política de segurança pública no estado e no país. Estamos convictos que esse programa pode representar para a cidade algo muito positivo, principalmente na área da segurança pública”, afirmou o prefeito niteroiense. 

As ações previstas no Plano Municipal de Segurança de Niterói, que será agora avaliado pelos especialistas da Secretaria de Segurança antes de ser lançado, incluem pagamento de novas bonificações por desempenho, investimentos em infraestrutura em comunidades, auxílio a jovens em situação de risco, acompanhamento psicossocial de jovens e suas famílias, programas sociais, culturais e de esporte de forma a resgatar jovens que já estejam cooptados pelo crime e evitar o ingresso de outros na criminalidade. O secretário de segurança elogiou a iniciativa da prefeitura de Niterói e afirmou que a implementação do Plano Municipal de Segurança da cidade pode se tornar uma referência para outras cidades. “Gostaria de parabenizar a prefeitura de Niterói por esta iniciativa e dizer que estou muito bem impressionado com um trabalho tão bem feito. A possibilidade de transbordamento, replicação dessa ideia para outros municípios, a meu ver, será um processo natural, especialmente para a área do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) num primeiro momento”, disse o General Nunes.

O plano, agora, será submetido à análise da cúpula da segurança, que fará observações e sugestões, se for o caso, para que ajustes sejam feitos antes de seu lançamento, previsto para os próximos meses. Também foram designados representantes da prefeitura e da própria secretaria de segurança para avaliar as iniciativas propostas pela prefeitura de Niterói. Entre as ações que serão custeadas pela prefeitura estão: bonificações por desempenho na apreensão de armas de fogo; programa de apoio sócio-emocional para crianças e adolescentes em áreas de conflito; programa ecológico com foco na juventude na periferia de Niterói com contratação de jovens para atuar em ações de limpeza de encostas e reflorestamento; poupança escola com foco na conclusão do Ensino Médio.

spot_img

Últimas noticias