spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Segurança: 30 policiais a mais nas ruas de Maricá e novas viaturas

spot_imgspot_img

Mais lidas

O novo plano municipal de segurança pública de Maricá foi apresentado nesta quarta-feira (04/10) em uma solenidade na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.  A parceria da Prefeitura (através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito) com a Coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS) da Polícia Militar vai colocar diariamente 30 policiais, que estarão de folga em seus batalhões e unidades, para atuarem nas ruas juntamente com guarnições da Guarda Municipal, somando-se ao efetivo policial que já atua normalmente. Cada um receberá em média R$ 250 por cada 12 horas trabalhadas, com o custo mantido pelo município. Também ficaram em exposição as 15 viaturas e uma moto a serem utilizadas nas ações de patrulhamento nos quatro distritos.

De acordo com o secretário de Segurança Celso de Almeida Neto, serão instalados ainda módulos de segurança em pontos estratégicos da cidade, onde ficarão as viaturas e haverá comunicação via rádio. “Em Itaipuaçu, por exemplo, os módulos vão ficar nas principais entradas como após a descida do Calaboca, no Recanto, na Estrada dos Cajueiros e na Ponta do Francês. Assim faremos em outros bairros, vigiando os acessos para garantir o direito de ir e vir do cidadão, como é nossa obrigação”, ressaltou Netto, explicando que o sistema vai funcionar através da demanda solicitada no site do CPROEIS. “Já tínhamos tentado implementar antes, mas havia questões jurídicas que só agora atendemos”, detalhou.

O sistema de patrulhamento concebido pelo governo municipal foi considerado inovador pelo comandante do CPROEIS, coronel Welste Medeiros. “Essa atuação da guarda com a PM é uma inovação que melhora a dinâmica do policiamento  e as ações de redução da criminalidade. Haverá ainda operações de trânsito em áreas consideradas críticas e também nas escolas”, antecipou.

O prefeito Fabiano Horta garantiu que esta é apenas mais uma das ações de segurança pública que a Prefeitura vem implementando desde o início deste ano. “Essas providências vão desde a melhoria da iluminação da rodovia  e o fechamento das fendas entre as pistas, como também oferecer opções de lazer a ações social junto aos jovens das comunidades mais carentes, como os condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Com esse novo programa de segurança, os crimes menores como os furtos terão combate com a presença desses agentes, garantindo uma sensação maior de segurança nas ruas”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara, Aldair de linda (PT) mencionou o esforço da prefeitura em inibir os números de crimes na cidade. Ele explicou que o desenvolvimento da cidade exige investimentos em segurança. “O secretário Netto está fazendo um grande trabalho aqui pela segurança da cidade. Ficamos felizes com isso. Nós vereadores sofremos muito com as demandas a respeito de segurança pública. É um município que sabemos que está crescendo e com a entrada de riquezas sabemos que virão os meliantes”.

 A população pôde conhecer parte dos policiais que trabalharão na cidade por meio do Proeis. As viaturas ficarão posicionadas nas sete saídas do município impedindo a entrada de criminosos de outras localidades. Os policiais e guardas também auxiliarão na segurança pública no entorno das escolas da cidade. 

Marcus Bambam (PV), presidente da Comissão de Segurança da Casa Legislativa, afirmou que reconhece a importância do Proeis na cidade. “É super importante o município investir no Proeis tanto para a PM quando para o Corpo de Bombeiros. Em um momento em que existe crise na segurança estadual vemos uma prefeitura investindo nessa área”, comentou Bambam.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img