spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Semana de conscientização e combate à gordofobia agora é lei

spot_imgspot_img

Mais lidas

A segunda semana do mês de setembro, a partir desse ano, deverá ser lembrada anualmente como a da Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia. A iniciativa é fruto da Lei nº 10.020/23, de autoria dos deputados Dani Monteiro (PSol) e Chico Machado (SDD), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial do Estado.

O objetivo da lei é dar visibilidade ao enfrentamento a esse tipo de preconceito que atinge a muitas pessoas. Não apenas o preconceito, mas a falta de estrutura do poder público em atender bem esse segmento.

O Estado poderá organizar palestras e seminários que tenham relação com a gordofobia, dentro das unidades de ensino estaduais. A semana está inserida no mês da campanha sobre esse preconceito, na qual o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia no Rio de Janeiro.

Segundo Dani Monteiro, a intenção da lei é provocar a reflexão sobre a estigmatização dos corpos. “É necessário intensificar a tolerância e o respeito aos direitos humanos, já que se está naturalizando um tratamento estigmatizado desde a infância com crianças, tendo continuidade na adolescência e fase adulta com pessoas acima do peso”, disse a parlamentar.

A ideia da criação da semana foi proposta pelo estudante João Vítor Neves da Silva Bernadino, do município de Barra Mansa, durante a 13ª edição do Parlamento Juvenil, realizado em julho do ano passado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img