spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Semana do Trânsito da Prefeitura encerra atividades com balanço positivo

spot_imgspot_img

Mais lidas

As atividades da Semana Nacional de Trânsito realizadas na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito chegaram ao fim nessa segunda-feira (25/09), com a participação de representantes do Detran/RJ e de alunos das escolas municipais Trenzinho da Esperança (Guaratiba) e Ministro Luís Sparano (Spar). Nesses dias, segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima, passaram pela estrutura montada na praça pela secretaria aproximadamente mil crianças.

“Essa semana é muito importante para educar e alertar todos os usuários de trânsito para que este seja seguro. A atitude de Maricá de fazer essa iniciativa para as crianças, nosso público-alvo, nos contagiou ao ponto de querer fazer parte disso. Vamos apresentar para eles um desenho animado “Aventuras no parque” que fala sobre diversos outros assuntos, além de distribuir um material lúdico e educativo”, disse a pedagoga e chefe do centro pedagógico do Detran, Manoela Morgado.

Após escutar sobre o comportamento correto no trânsito e assistir ao vídeo do boneco Simarito, cujo personagem apareceu no local, os alunos participaram de um circuito em que uns se transformavam em carros e outros em pedestres. Depois, acompanhados de suas professores e algumas guardas municipais, as crianças seguiram para o trânsito, para analisar, vaiar ou aplaudir os motoristas que passavam pela Domício da Gama.

Orientadora pedagógica da E.M. Trenzinho da Esperança, Paula Guerra aprovou a ação. “Tudo que é vivência prática é fundamental”. Já o aluno Isaque Eliseu (5 anos) pintou o desenho do boneco Simarito. O menino contou que os pais falam no telefone quando dirigem. “Eu falo para eles que não pode, mas eles continuam. Também atravesso na faixa e olho para os dois lados”, contou.

Moradora de Itaocaia Valley (Itaipuaçu), Cintia Daniele Santiago (39 anos) estava de passagem pelo local e resolveu ficar na tenda com os dois filhos e o sobrinho. Para ela, a ação com as crianças é de extrema importância. “A criança já cresce sendo conscientizada do papel dela tanto como pedestre ou motorista. Tem que começar a ensinar de pequeno mesmo”, refletiu. As atividades também contaram com apresentação musical de Ronaldo Valentim, em canções próprias e infantis.

No sábado (23/09), a campanha de educação no trânsito contou com evento símbolo em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Além de não poluir o meio ambiente, o uso da bicicleta permite a prática de uma atividade física que vai dar qualidade de vida aos moradores.

Morador do Colubandê (São Gonçalo), Edvaldo Benjamin (42 anos) estava no local com sua bicicleta. “Essa ação vem para fazer uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Temos que nos questionar sobre o quanto dependemos de um carro, para fazer com que as pessoas saiam de casa um pouco sem ele”, declarou.

Agentes do Trânsito e o boneco Simarito também participaram de uma caminhada rústica iniciada na Pousada da Vovó Belina, no Marine (São José do Imbassaí), onde a Primavera dos Museus com atividades culturais era realizada. Durante o percurso, materiais educativos foram distribuídos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img