spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Seminário carnavalesco vai marcar o Dia Nacional da Cultura na Viradouro

spot_imgspot_img

Mais lidas

Algumas importantes etapas da criação de um desfile de escola de samba serão temas do seminário “Retratos Carnavalescos da Independência”, que vai acontecer no sábado, 5 de novembro, no barracão da Unidos do Viradouro, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio.

A programação do seminário vai começar, pela manhã, com palestras que terão os seguintes temas e palestrantes: “Como carnavalizar enredos históricos”, com o pesquisador e jornalista João Gustavo Melo; “Como desenvolver harmonia e direção de carnaval em enredos históricos”, com o diretor de carnaval Alex Fab; “Pesquisa e criação na elaboração coreográfica de enredos de temática histórica”, com Marcio Moura, coreógrafo e professor de dança”; e “Do enredo ao figurino”, com Alessandra Reis, chefe de ateliê da escola, com o figurinista Roberto Monteiro e com o carnavalesco Tarcísio Zanon, que assinou, com Marcus Ferreira, o desfile que deu o campeonato à Viradouro em 2020.

À tarde, haverá oficina de figurinos, com os aderecistas Biano Ferraro, Rogério Sampaio e Waldimir Viana. O encerramento será com um desfile das fantasias criadas pelos inscritos.

Marcos Salles, idealizador do evento. Foto de Divulgação

“Ainda é grande o desconhecimento em relação à cadeia produtiva que a festa engloba. A maioria não tem ideia de como um desfile de escola de samba toma forma e é capaz de absorver gente com diversas especializações. Por isso, praticamente não existe renovação de mão de obra qualificada no setor”, frisou o idealizador do seminário, Marcos Salles, de 46 anos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img