Fato: currículos são palavras escritas. Apesar de descreverem a nossa trajetória profissional, não garantem o nosso desenvolvimento. Suas experiências adquiridas ao longo da sua trajetória e seus resultados conquistados valerão muito mais do que uma lista de empregos ou cursos realizados sem qualquer aplicação.
O que você está fazendo com o conhecimento que adquiriu ao longo da sua carreira? Essa é uma pergunta fundamental para que você se enquadre no perfil do empreendedor do futuro.
Mas, o que fazer para se preparar e se destacar quando esse momento chegar? Já te aviso: esse momento já chegou. Com a pandemia, tudo mudou e o mundo inteiro passou a viver e encarar uma nova realidade. Novas demandas, uma nova mentalidade, uma era altamente digital e de muita ação. Não adianta ter conhecimento se você não sabe aplicar e gerar resultados.
O que você precisa fazer agora é se preparar, preparar o seu negócio e a sua marca para toda transformação que já aconteceu e que ainda virá.
ESTUDE – capacitação nunca é demais, desde que você consiga colocar em prática todo conhecimento adquirido e transformar a sua vida e de outras pessoas através dele.
LIDERANÇA HUMANIZADA – aquele mundo onde o “chefe” era alguém que apenas mandava e os outros obedeciam não existe mais. Líder é aquele que está sempre à frente; que na hora da tempestade é o primeiro a começar a remar e o último a sair do barco. Lidere pelo exemplo e seja mais humano.
SE ABRA PARA O MUNDO DIGITAL – Você precisa estar nele, e não basta estar, você precisa se posicionar nele e gerar resultados para o seu negócio através dele. Abra a sua mente, seja criativo, diversifique, inove e renove. Não se limite a achar que você só pode fazer exatamente o que faz hoje. A pandemia mostrou que negócios são altamente adaptáveis e que as pessoas também precisam ser (e podem ser).
PESSOAS SE CONECTAM COM PESSOAS – saber se relacionar é essencial para quem deseja conquistar bons resultados como empreendedor. É uma habilidade sine qua non, indiscutivelmente. Dentro de um negócio, as pessoas são peças fundamentais e o maior bem que uma empresa pode conquistar. Fidelizar uma equipe não é papel de alguém que apenas lidera, mas sobretudo de alguém que tem muita habilidade em se relacionar e lidar com pessoas. Alguém que ouve, entende e cuida.
Pela minha experiência com pessoas e empreendedores, acredito realmente que estamos trilhando uma jornada de reconstrução, de transformação, de quebra de padrões.
Profissionais de todos os tipos e níveis precisarão se reinventar, se quiserem continuar com seus negócios ativos e em crescimento.