spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Servidores de Saquarema fazem visita técnica à Casa do Empreendedor de Nova Friburgo

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / PMS

Servidores, técnicos e secretários de governo da Prefeitura de Saquarema participaram de uma visita técnica à Casa do Empreendedor de Nova Friburgo. Em 2018, o município de Saquarema está participando do Programa Cidades Empreendedoras, realizado pelo SEBRAE, que tem como objetivo a implementação de políticas de desenvolvimento na cidade, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócio e facilitando o esforço de quem quer empreender.
 
Nesta quarta-feira (01/08), os membros do Comitê Gestor do Programa puderam conhecer a Casa do Empreendedor de Nova Friburgo. O projeto é referência para o empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro e serve como modelo para inúmeros municípios do país. Segundo o Secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho, uma Casa do Empreendedor também está sendo planejada para Saquarema. “Estamos trabalhando para criar, o mais breve possível, a nossa Casa do Empreendedor. No local, daremos todo apoio à pessoa que quer se formalizar e montar o seu negócio, seja MEI, empresa de pequeno, médio ou grande porte. A cidade só tem a ganhar com esta nova ferramenta de desburocratização e empreendedorismo”, acredita o secretário.
 
Durante a visita técnica, outros casos de sucesso de cidades do interior do Estado foram abordados. A Secretária de Fazenda, Planejamento, Orçamento, Indústria e Comércio de Macuco, Eliane da Silva Ribeiro Pereira, palestrou sobre a importância do MEI como fornecedor do Município, os benefícios para a população e o incremento na economia local. Outra palestra foi ministrada pelo Secretário Municipal de Fazenda de Cantagalo, Jorge Braz Cardoso Ferreira, que mostrou os benefícios e a importância de empresas locais prestarem serviços e oferecerem produtos à gestão municipal. Em ambos os casos (Macuco e Cantagalo), os incentivos dos governos municipais aos micro e pequenos empreendedores surgiram após a participação no programa Cidades Empreendedoras. Encerrando o ciclo de palestras, participaram o Secretário de Infraestrutura e Logística de Nova Friburgo, Angelo Jaquel, e o Subsecretário de Desenvolvimento Valter Thuller, também de Friburgo.
 
Após a visita ao município serrano, os servidores da Prefeitura de Saquarema, juntamente com os técnicos do SEBRAE-RJ Regional Lagos, darão prosseguimento à implantação da Casa do Empreendedor de Saquarema.
 
CASA DO EMPREENDEDOR AGILIZARÁ FORMAÇÃO DE NEGÓCIOS
 
Com a criação da Casa do Empreendedor, abrir e formalizar uma empresa será algo simples e rápido em Saquarema. No local, os interessados poderão regularizar sua situação cadastral, farão retiradas de alvarás e já sairão com o cadastramento completo para emissão de nota fiscal. Além disso, todo o processo necessário de documentação para os microempreendedores individuais (MEI) será agilizado por meio do Programa Alvará On-Line.
 
A concessão do alvará on-line é resultado de um trabalho em conjunto das secretarias de Administração, Receita e Tributação, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Saúde (Vigilância Sanitária) e Finanças, em parceria com o SEBRAE e a Junta Comercial. A abertura rápida de empresas consideradas de baixo risco (que não necessitam de prévia fiscalização) é uma das vantagens.
 
Além da abertura e regularização de empresas, a Casa do Empreendedor será um local onde os donos de negócios, fornecedores, agricultores familiares e demais empreendedores poderão participar de cursos e capacitações, visando diversificar a cultura empreendedora em Saquarema e acabando com o personalismo no atendimento ao cidadão.
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img