spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Sistema do Ministério da Saúde é hackeado e dados são sequestrados

spot_imgspot_img

Mais lidas

Os sistemas do Ministério da Saúde sofreram um ataque de hackers durante a madrugada desta sexta (10). O site do órgão está fora do ar, enquanto a plataforma Conecte SUS está desabastecida de informações.

Com isso, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está indisponível para os usuários da plataforma. De acordo com o Ministério da Saúde, outros sistemas também estão indisponíveis.

“O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”, informou o ministério, em nota.

Um grupo de nome “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do atentado. Segundo eles, cerca de 50 TB (cinquenta terabytes) de dados foram sequestrados do sistema do Ministério da Saúde. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, concluiu o ministério.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img