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Sistema free-flow, que acabará com as cancelas na Ponte Rio-Niterói, coleciona reclamações

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Na semana passada, a concessionária Ecoponte, responsável pela Ponte Rio-Niterói, anunciou que está fazendo testes para implantação do sistema free-flow, que acabará com as cancelas no pedágio e as longas filas de veículos, que causam retenções no trânsito e atrasam a vida de todo mundo. O sistema foi implantado em março do ano passado na Rodovia Rio-Santos, pela concessionária CCR RioSP e coleciona centenas de reclamações dos motoristas, por cobranças e multas indevidas. De repente, a novidade não vai ser boa para os fluminenses.

A CCR RioSP tem 353 reclamações no site Reclame Aqui, de motoristas sobre o sistema free flow, feitas entre 1º de julho a 31 de dezembro de 2023. Nenhuma foi respondida pela concessionária. Dos problemas relatados pelos motoristas, 26,43% são sobre cobrança indevida da suposta “evasão de pedágio” e 78,89% de dificuldade de pagar o pedágio. Dos números de queixas, Cobrança indevida lidera com 129; seguido de multa por evasão, com 98 e demora na execução do pagamento, 56.

Sobre a concessionária, o site disse o seguinte: “A empresa se enquadra como Não Recomendada pois não responde a pelo menos 50% das reclamações recebidas no ReclameAQUI.”

“Estou tentando pagar uma evasão de pedágio que ocorreu no dia 22/10/2023, que apareceu no sistema da CCR somente agora, e toda vez que tento pagar dá erro, e estorna o pagamento para o meu cartão de credito. Quero resolver esse pendência com urgência”, relatou um motorista no site Reclame Aqui.

“No dia 24/12/2033 passei na praça de Itaguaí sentido sul e no dia 25/12/2023 no sentido norte. Porém, a passagem do dia 25, após diversas consultas e telefonemas para a CCR, não aparecia como débito para ser realizado o pagamento. No dia 09/01/2024 minha passagem apareceu no aplicativo da CCR-RioSP. Consultei pela manhã por volta de 09 horas e o débito me foi apresentado com 01 dia de vencido. Realizei diversos telefonemas para o contato disponibilizado pelo site e alegaram a impossibilidade de resolver e me passaram o contato da ouvidoria. Porém, a ouvidoria não atende, desligando depois de um tempo”, denunciou outro motorista.

Nas redes sociais, também há muitos relatos dos motoristas. “Passei no pedágio dia 28 de dezembro, horário da madrugada, até hoje não consta o valor no sistema para pagamento (consulta via aplicativo). Estou tentando ligar para a CCR e não consigo ser atendido. Alguém já passou por isso e sabe como solucionar? Estou com receio de ser multado por evasão de pedágio”, disse um motorista de Vila Muriqui, em Mangaratiba.

“Acho que dia 26 de dezembro o sistema deles bugou. Até hoje no meu consta que voltei mas a ida, não. Dai paguei o que estava em débito mas até hoje não consta ( ida 26/12)”, relatou uma motorista.

Eu, tenho pra paga dia 23 e 24 um manhã um tarde, mas, até agora nada. Já mandei e-mail, já liguei, já tentei whatsapp e fui no Totem que fizeram em Itacuruçá na base deles e nada até agora. Mesma mensagem: Espera 48h ou sistema com instabilidade e encerra o atendimento”, lamenta outro motorista.

A reportagem enviou as reclamações para a CCR RioSP, mas, até o momento não obteve nenhuma resposta.

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