spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Taiana Rodrigues: a força da mulher no American Barbecue!

spot_imgspot_img

Mais lidas

O machismo estrutural que vivemos nos faz pensar que fazer churrasco é algo exclusivamente masculino. Mas a chef de estação Taiana Rodrigues mostra bem que isso não é verdade. As mulheres podem estar onde elas quiserem sim, senhor! Após começar como voluntária em 2019, a cozinheira vai ganhando cada vez mais espaço na área e se tornando referência em Maricá.

Confira a entrevista especial com a chef Taiana Rodrigues:

ErreJota Notícias: Como e quando você se encontrou nessa área? É o que te faz feliz hoje?
Taiana Rodrigues: Em 2019 o Churrasco entrou na minha vida e fez uma reviravolta [risos]. Comecei nesse mundo como voluntário nos festivais. Trabalhava por aprendizado. O Júlio [Rodrigues, marido] sempre gostou de fazer Churrasco, então já tínhamos um apreço por essa parte especial da gastronomia. Começamos a fazer cursos especializados em American Barbecue. Depois, começamos a trabalhar com o Pitmaster Luã Tavares e ele acreditou no nosso potencial.

Fizemos vários festivais e eventos com ele, até que nasceu o Blend BBQ Festival. No início de 2020, ele nos convidou para ser chef de estação… Naquele momento eu fui uma das primeiras mulheres a se tornar Chef de estação da nossa região. Hoje, a cultura do American BBQ já trouxe várias outras mulheres para essa área e cada dia mais cresce esse número.

Como veio a pandemia, a gente teve que dar uma parada. Mas em 2021, voltamos com os eventos. Hoje, sou uma churrasqueira, uma assadora. Estou participando de vários eventos de churrasco e, agora, estamos indo pra eventos nacionais (também saindo de Maricá, do estado do Rio).

Participei, há mais ou menos vinte dias atrás, de um festival em Tiradentes (MG) como ajudante – não chefe, mas como ajudante – e iremos participar do maior festival de churrasco da Australia e que, pela primeira vez, sai de lá e acontece no Brasil.

ErreJota Notícias: Carne é uma das paixões nacionais e “gostar” é algo muito subjetivo. Existe algum segredo para deixar o prato sempre mais saboroso?
Taiana Rodrigues:
Neste ponto, o American Barbecue traz muito sabor ao churrasco. Como utilizamos um método de cocção lento, sem ação direta do fogo, conseguimos utilizar cortes de carne como o peito bovino, que por si só já é bem saboroso, agregando mais sabor com a ação da fumaça e deixando o sabor defumado. O processo pode ser aplicado a qualquer proteína e também legumes.

ErreJota Notícias: Você já tem tradição em participar de eventos do gênero. Como é, pra você, ser e se ver ao lado de grandes outros nomes do assunto?
Taiana Rodrigues:
Para mim, estar participando de grandes eventos ao lado de nomes já consagrados no American Barbecue é muito gratificante. É sempre um aprendizado e uma experimentação de algo novo… O barbecue te leva a diversas experiências e culturas diferentes.

ErreJota Notícias: O que falta para sermos referência nesse tipo de gastronomia?
Taiana Rodrigues: No Brasil, o American Barbecue é uma cultura que chegou pra ficar. Hoje o mercado de carnes tem se adaptado a este novo modo de fazer churrasco. Já temos algumas lojas especializadas e os frigoríficos já começaram a disponibilizar os cortes mais populares do BBQ.

Já temos diversos assadores e chefes que são referência no Brasil e no Mundo. Mas ainda temos um bom caminho a percorrer para difundir esta cultura e os festivais são a principal forma de alcançar um maior número de adeptos.

ErreJota Notícias: Maricá tem potencial para ser um grande polo do assunto?
Taiana Rodrigues: Com certeza! A cidade, hoje, já tem vários assadores especializados em American BBQ. A cada dia surgem mais casas especializadas. Quando começamos em 2019 com a nossa hamburgueria Meat Fire BBQ, éramos praticamente a única loja física que tinha o American Barbecue como referência.

Hoje temos também nosso Restaurante no Espraiado, o Saloon Horse Center, que traz o American Barbecue como sua principal referência no cardápio. E, na cidade, a cada dia surgem novos restaurantes especializados. Isso é muito legal, porque mostra que é um mercado em evolução e que as pessoas estão gostando.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img