spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Tamanduá Mirim é flagrado no Espraiado

spot_imgspot_img

Mais lidas

No último dia 13 de junho câmeras da Unidade de Conservação do Espraiado registraram a presença de um Tamanduá Mirim ( Tamandua tetradactyla ). Esse foi o primeiro registro do animal na câmera do órgão.

De acordo com as imagens, o animal foi flagrado por volta das 4h30 da manhã. Estava tranquilo e buscava se alimentar, procurando cupins e formigas que fazem parte de sua dieta. Não havia sinais de ferimentos.

Segundo a secretaria de Cidade Sustentável, a presença do animal em Maricá possibilitará que seja realizado um levantamento da fauna silvestre nas áreas naturais protegidas. Este trabalho alimentará uma base de dados que será disponibilizada para pesquisas e projetos de conservação a serem implantados nas Unidades de Conservação.

“Esse levantamento será uma ferramenta muito importante para a futura tomada de decisões no intuito de aumentar ainda mais as medidas protetivas da nossa fauna silvestre. Conhecer para preservar”, disse o Secretário da Cidade Sustentável, Guilherme Di Cesar.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), no Brasil a espécie está presente em todos os biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa e em todos os estados da federação.

Características

A espécie caracteriza-se pela cabeça alongada, côncava e estreita. Os ossos frontais e nasais alongados formam o rostro tubuliforme. A boca caracteriza-se por uma pequena abertura circular, apresentando língua longa, delgada e viscosa. Olhos pequenos e pretos. Orelhas elípticas, nuas ou com poucos pelos. Região nua ou com pelos brancos escassos ao redor dos olhos até as narinas pretas.

A pelagem é curta ou longa, densa, com coloração amarela e, dorsalmente, apresentando duas listras pretas, de largura variável, que avançam da região da escápula até o primeiro terço da cauda, e, dorsoventralmente, das escápulas à região do tórax e da cauda à genitália e coxas, envolvendo o animal e lembrando um colete.

O Tamanduá Mirim se alimenta de formigas e cupins, no chão ou nas árvores, e deste modo acessar cupinzeiros arbóreos não disponíveis ao tamanduá bandeira.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img