spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

Tendências do novo mercado: como manter o seu negócio vivo e em destaque?

Priscilla Caminha
Priscilla Caminha
Mentora e escritora especialista no tema empreendedorismo, posicionamento digital e comunicação

Mais lidas

Ter conhecimento sobre as tendências de mercado é fundamental para o seu negócio, para a sua marca, principalmente depois de tantas mudanças trazidas pela pandemia da COVID-19.

A realidade que nos foi imposta em 2020 fez com que empreendedores e empresários reformulassem e atualizassem suas formas de atuação e posicionamento no mercado. Falei um pouco sobre isso também no meu artigo anterior “Será que você se enquadra no perfil do empreendedor do futuro?”

A verdade é que hoje, pessoas e profissionais entendem que as modificações não são mais temporárias. São mudanças que vieram para ficar! Com isso, se faz necessário aprender e reaprender como implantar, a médio e longo prazos, essas novas formas de gestão de pessoas, trabalho e projetos.

Vou destacar quatro pontos importantes que precisamos considerar, não só para o segundo semestre de 2021, mas já pensando em 2022.

– Ou seu negócio está online hoje ou ele não existe. A verdade é que a crise antecipou algo que já estava previsto para acontecer daqui a alguns anos. Se você procurar o nome da sua empresa no Google, vai encontrar? Se pesquisar no Instagram (que é a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo) vai ser visto? Como? Com presença, posicionamento e profissionalismo? Entenda que a primeira coisa que um possível cliente está buscando sobre seu negócio nesse momento é conteúdo, informação, resultados. E, onde ele encontra tudo isso? Na internet. E isto é porque hoje em dia, se seu negócio não está na internet, então ele não existe. Ter uma boa presença online te ajudará, entre outras coisas, a ampliar sua visibilidade e seu poder de conversão, construir autoridade através de conteúdos de valor e se destacar.

– Talvez você tenha aderido ao formato home office. Essa alteração, em diversos setores de pequenas a grandes empresas foi realizada de maneira intensa e rápida, quase que do dia para a noite. A verdade é que ninguém estava preparado para tal mudança, mas ela se fez necessária e hoje já não é vista mais como uma opção temporária, mas como algo que se tornará presente no meio empresarial, como uma forma prática de atuação que gera eficiência e redução de custo. O ideal, para que isso de fato funcione, é que haja uma comunicação transparente e mais assertiva, possibilidade de horários mais flexíveis, integração com os colegas, utilização de ferramentas de trabalho que sejam efetivas e treinamentos voltados para gestão do tempo e produtividade.

A forma de liderar mudou! Algumas habilidades se tornaram ainda mais relevantes, principalmente devido ao trabalho remoto, entre elas a capacidade de gestão de pessoas mais eficaz e líderes capazes de enxergarem seus liderados por meio de uma visão mais humana e empática. Segundo Luciano Meira, em matéria para a Revista HSM Management “O maior desafio dos líderes contemporâneos é promover o engajamento das pessoas responsáveis pela execução das estratégias e pelos processos que conduzirão à máxima satisfação de seus clientes.”

– Investir no seu desenvolvimento como empreendedor e no desenvolvimento do seu pessoal será fundamental para o sucesso do seu negócio, para que ele esteja sempre a frente no mercado. Pessoas treinadas e engajadas como a sua missão, com a sua visão e com os valores que a sua marca defende. Profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento, a melhor solução, o melhor resultado. Se você não preparar sua equipe para representar bem o seu negócio, não poderá cobrar deles depois os resultados que espera, entendeu?

Prepare-se e decole. Invista em você e no seu negócio.
Até a próxima.

Instagram @priscillacaminhaoficial

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias