Torneio de Karatê Interestilos reúne 252 atletas em Maricá

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

A Copa Maricá de Karatê Interestilos, realizada pela Federação Fluminense de Karatê Interestilos (FFKIRJ) com o apoio da Prefeitura de Maricá, reuniu 252 atletas de 14 associações de Maricá, Angra dos Reis, Piabetá, Duque de Caxias, Petrópolis, Rio das Ostras e muitas outras. O evento aconteceu no último domingo, 18/11, na Arena Flamengo (Flamengo) e contou com apresentação de duas modalidades, o kata (luta com adversário imaginário) e o kumite (luta) de acordo com faixa etária e graduação em 69 categorias.

“As inscrições são abertas a todas as associações do estado. Maricá é hexa campeão estadual de karatê do ranking da federação. A cidade tem os principais atletas do estado do Rio de Janeiro do Karatê Interestilos. As duas campeãs mundiais de Karatê, Renata Rocha e Isabelle Macedo, são daqui. Por isso, escolhemos a cidade para a competição”, explicou o presidente da federação, João Daniel Santana.

João ainda lembrou do projeto mantido pela Prefeitura de Maricá no qual Renata Rocha é professora. “A Renata tem um projeto incrível dentro da Escola Municipal Maurício Antunes, que atende diversas crianças de diferentes faixas etárias, que tem uma ótima disciplina e acabam tendo, com o apoio da Prefeitura, muita oportunidade dentro do karatê, ultrapassando muitas fronteiras. Essas crianças já viajaram para Irlanda, Escócia e há quatro anos participam dos campeonatos nacionais conquistando resultados significativos”, destacou. Renata estava acompanhada de 44 alunos que disputaram o torneio.

As premiações foram acontecendo simultaneamente com o kata e o kumite. Entre os atletas que conquistaram a medalha de ouro no Kata estão Thaís Santana (15 anos), moradora de Barra de São João e Ligia Faria (43 anos) de Angra dos Reis. “Eu fiquei muito satisfeita com a minha apresentação. Tive nota 23.1 e fiquei muito feliz, mesmo não tendo outras competidoras para comparar o meu resultado”, disse sorridente.

Praticante de karatê há cinco anos, Raiane Pereira (15 anos) conquistou a medalha de ouro em kata e de prata no kumite. “Acho que a colocação depende do momento, da estratégia, do dia. Depende da pessoa estar preparada. Eu não me dediquei o quanto eu poderia e por isso não me sai melhor no kumite. Mas fica a experiência para fazer melhor na próxima vez. Tem gente que prefere o kata e tem gente que prefere o kumite. Eu gosto dos dois porque o karate não é só um ou outro. Estou feliz com as minhas duas medalhas”, confessou a aluna da Escola Mauricio Antunes.

Segundo os organizadores, o resultado oficial com o nome de todos os atletas esta disponível no site oficial da FFKIRJ.

Notícias Relacionadas