Nas últimas semanas, eleitores de Maricá reclamaram que não estão conseguindo fazer agendamento dos serviços disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ações como transferências de títulos, mudança de endereço e até mesmo a coleta da biometria não estão sendo realizados por falta de vagas para agendamento.
“É um caos. Minha filha precisa tirar o título e meu marido fazer a transferência. Nunca consigo agendar. Ele trabalha e ela estuda. Não dá pra ficar tentando um encaixe. Aos sábados, o mesmo problema. É um dever e um direito também da população e não fazem nada para que isso ocorra de uma forma decente. Ainda falta muito para sermos um país civilizado”, disse Adriana Fernandes.
Para tentar solucionar estas questões e poder atender a demanda da população de Maricá, o TRE realizará um mutirão no próximo sábado (21). O horário de atendimento permanecerá das 9h às 15h. Todos os eleitores devem fazer o agendamento para participar do Sabadão Eleitoral. A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Avenida Wilson, 198, no Centro do Rio, é o único posto em que é possível ser atendido sem agendamento. Essa CAE atende eleitores de qualquer domicílio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, por ordem de chegada, e o cadastramento se dará conforme a capacidade de atendimento.
É importante ficar atento aos documentos necessários. O eleitor deve levar documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência recente (até 3 meses de emissão) e título de eleitor (se tiver). Além desses documentos, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto).
Em nota o TRE-RJ disse que vem tomando medidas para facilitar e trazer conforto aos eleitores na hora do agendamento. Nas zonas eleitorais que dispõe de espaço e estrutura adequados, mais kits biométricos têm sido instalados, para aumentar a capacidade de atendimento. Ainda segundo a nota, o TRE informou que estuda outras medidas com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral e eventos como os plantões aos sábados serão reeditados também.
Números – Os atendimentos em Maricá nos meses mais recentes foram:
junho: 1.061
julho : 1.190
agosto : 1.651
setembro: 383 (até o dia 6/9)
Agendamento – O eleitor pode agendar o atendimento pela Central de Atendimento Telefônico, no número 3436-9000, ou pelo site do TRE-RJ, no link: http://www.tre-rj.jus.br/ agendamento/publico/principal. do