Tucano é resgatado pela Guarda Ambiental de Niterói

Um filhote de tucano foi resgatado pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói no final da tarde de sábado (7), no Baldeador.

Segundo os agentes, o animal foi encontrado por um morador. Após o resgate, foi encaminhado para Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, para verificar as condições de saúde e acompanhamento.

 “Recebemos um chamado através do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para resgatar o animal. Ele provavelmente caiu do ninho. O morador encontrou o animal no Baldeador e nos entregou“ disse Jociley Neves, coordenador da Guarda Ambiental  de Niterói .

 A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói orienta que, em casos como esse, é importante que a população não toque nos animais e entre em contato através do número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública, para que o resgate possa ser feito de forma adequada e os parceiros corretos acionados para atendimento ao animal.

Reintegração – A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, resgatam o animal, que tem suas condições físicas avaliadas pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima. Apenas neste ano, a Guarda foi responsável pelo resgate de mais de 1.975 animais silvestres.

 Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Notícias Relacionadas