spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Turma de jardinagem do Projeto Hospedar Maricá se forma

spot_imgspot_img

Mais lidas

A última sexta-feira (06) foi especial para a primeira turma de jardinagem do Projeto Hospedar, já que foi a formatura dos 19 alunos. Ao todo, foram 15 aulas realizadas no Polo de Qualificação Profissional do Condado.

De acordo com o secretário de Trabalho, Frank Costa, a cidade está em um processo contínuo de crescimento, o que exige uma preocupação com a qualificação profissional necessária para que a população, no futuro, possa se beneficiar desse crescimento. “Hoje, estes alunos estão prontos para o mercado de trabalho. “Tenho certeza de que corresponder às expectativas dos contratantes, porque saem daqui formados com muita qualidade”, afirmou Frank.

Engenheiro agrônomo e doutorando em ciências sociais, agricultura, desenvolvimento e sociedade, o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Jay Van Amstel, levou sua experiência para os alunos que durante as 60 horas de curso aprenderam de forma participativa. A instituição foi contratada pela Prefeitura para ministrar os cursos.

“No Senac sempre desafiamos os alunos a trazer para a sala de aula algumas questões práticas do dia a dia. Desta forma, os conteúdos teóricos são sempre casados com aulas práticas, e aqui tivemos a possibilidade de utilizar um espaço que era basicamente um gramado e virou uma área de convivência através dos trabalhos realizados pelos alunos”, contou.

Para Marcos Riter, o trabalho na nova área já é uma realidade. “Minha área era completamente outra, trabalhava com comunicação, televisão, teatro e carnaval. Quando vim morar em Maricá, há 11 anos, vi que a jardinagem poderia ser um nicho legal, já que a estrutura da cidade pede este tipo de profissional. Já tinha feito um curso pela prefeitura, que aconteceu no CRAS do Centro, e logo após, saiu o edital para este aqui, que é um curso do Senac que eu já tinha pensado em fazer. Ele complementou muita coisa, e agora já tenho feito alguns trabalhos de manutenção de jardins em condomínios da cidade”, completou.

Incentivados pelo professor, que na última aula apresentou um panorama do mercado da jardinagem, o grupo aproveitou a oportunidade para formar o coletivo Verdejando Maricá. “Nossa ideia é captar clientes em potencial, para oferecer um trabalho de baixo custo, com ideias criativas e sustentáveis. Várias técnicas que nós aprendemos no curso, como a compostagem e a propagação de mudas por alporquia ou estaquia, poderão ser utilizadas nos projetos dos nossos futuros clientes, e assim também se tornar uma forma de lucro para eles”, explicou a formanda Heloisa da Rocha.

Proprietária do Espaço de Eventos Alto Espraiado, Adriana Souza foi a primeira empresária a apostar no serviço dos recém-formados. “No Alto Espraiado nós já temos a proposta da locação do nosso espaço para a realização de eventos, e agora estamos dando sequência em uma nova ideia, que é uma casinha colonial do século XVIII. Para este projeto, que tem o objetivo de ser um espaço turístico dentro da fazenda, contratamos o Verdejando Maricá, que agora, depois da formatura, já deve começar a trabalhar a ideia do nosso jardim bucólico”, finalizou Adriana.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img