spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

UFF cria aplicativo “EPI Solidário”

spot_imgspot_img

Mais lidas

Alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveram um aplicativo para conectar pessoas que estão necessitando de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e que trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus, com outras que tenham esse material para doar.

Batizado de “EPI Solidário”, o projeto surgiu da constatação do aumento da demanda repentina por estes equipamentos somada à diminuição da produção de algumas fábricas, culminando em sua falta, em lojas ou hospitais.

Segundo Eduardo de Oliveira Camara, formado em Ciências da Computação e atualmente aluno de Medicina também pela UFF, o objetivo é expandir esta rede de solidariedade, permitindo que pessoas que não tenham contato direto normalmente consigam se comunicar para que sejam feitas estas doações.

O uso do App é bastante simples e permite duas formas de interação. O interessado pode se cadastrar como doador ou receptor. Ele pode registrar os pedidos de equipamentos de proteção ou acompanhar a lista de quem está doando, sem necessariamente ter que cadastrar a sua intenção. A partir da página de listagem, os usuários podem interagir de algumas formas básicas.

“Caso o usuário tenha EPIs para doação, ele pode verificar quem está listado com pedido e enviar os seus contatos, telefone e e-mail, para que o interessado entre em contato. Já, ao contrário, se o usuário necessitar de EPIs pode acessar a listagem das doações e pedir o contato da pessoa, que escolhe se aceita compartilhar seu telefone e e-mail, ou não”, destaca Eduardo.

De acordo com o professor do Instituto de Computação da UFF responsável pelo projeto, Flávio Luiz Seixas, a meta inicial é ajudar na proteção dos que estão atuando e salvando vidas neste momento difícil pelo qual estamos passando.

“O aplicativo também pode vir a servir, por exemplo, como um facilitador para outros equipamentos, inclusive de aparelhos produzidos por iniciativa das universidades, como os faceshields, e até mesmo respiradores”, explica Eduardo.

O aplicativo foi disponibilizado em versão de testes numa plataforma da Microsoft que permite fazer seu download para dispositivos Android. A previsão é que, em breve, possa também ser acessado na Loja da Apple – para quem possui Iphone.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img