spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Unidade de Emergência Santa Rita 24h já está em funcionamento em Itaipuaçu

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Elsson Campos

Foi inaugurado nesta quinta-feira (28/12) a Unidade de Emergência Santa Rita 24h, no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. A nova unidade vai funcionar em conjunto com o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e vai atender moradores dos bairros Jardim Atlântico, Cajueiros, Barroco e São Bento da Lagoa. Inaugurada em 1987, o posto volta a realizar atendimentos 24 horas com sala de trauma e estabilização, além de ganhar um novo laboratório para realização de exames clínicos. 

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado do vice-prefeito Marcos Ribeiro, do presidente da Câmara, Aldair de Linda, e da Secretária de Saúde, Simone Costa, entregaram a nova unidade à população homenageando Dona Nilza, fundadora do posto há 30 anos.

A Unidade de Emergência 24h – Santa Rita já está em funcionamento e conta com uma nova farmácia, salas de estabilização e trauma com novos aparelhos como respirador, cardioversor, aspirador cirúrgico, eletrocardiógrafo, monitor cardíaco, além de um laboratório que fará, inicialmente, exames clínicos como hemograma completo, EAS, Troponina e BHCG. O laboratório também está sendo preparado para realizar mais exames como Glicose, ureia, creatinina, Ck, CKMB, hepatograma já nos próximos dias.

Em 2017, a administração de Fabiano Horta entregou quatro novas unidades de saúde no município (UBS Santa Paula, UBS MCMV Itaipuaçu, MCMV Inoã e Unidade de Emergência Santa Rita). O prefeito Fabiano Horta destacou que a unidade será um referencial de vidas que podem ser salvas com a agilidade no atendimento.

“A comunidade de Itaipuaçu travou uma luta histórica para que o Santa Rita voltasse a funcionar 24 horas. Estamos estabelecendo um padrão novo, inclusive de serviços, com uma capacitação maior, médico emergencista de plantão permanente e equipamentos que vão cumprir um papel de atender uma emergência de pequeno porte e poder dar um suporte a um enfartado ou acidentado para que seja estabilizado aqui”, disse Horta. “A saúde de Maricá caminha melhor, com o conjunto tomando forma e fazendo a cidade ter um padrão e referência muito acima da média da região”, conclui o prefeito.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda, explicou que sempre lutou para que a unidade de saúde voltasse a funcionar 24 horas. “Para mim é uma grande satisfação. O funcionamento 24 horas foi extinto em 2012 e hoje vejo ele retornando para melhor atender a população. Tivemos êxito em tornar este sonho realidade. Na última legislatura, o Fabiano era presidente da Câmara e eu seu vice, e lutamos muito para rever esse posto como está”, disse.

Estiveram presentes na reinauguração os vereadores Aldair de Linda (presidente da Câmara), Felipe Paiva (PCdoB), Marcinho da Construção (DEM), Fabrício Bittencourt (PTB), Dr. Richard (PT), Frank Costa (SD), Robgol (PT), Ismael Breve (DEM), Felipe Auni (PSD), Filippe Poubel (DEM) e Ricardinho Netuno (PEN), além de diversos secretários.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img