Neste mês de conscientização de prevenção do câncer de colo do útero, é importante vacinar as crianças e adolescentes com o imunizante do HPV, que está disponível em 60 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h, em São Gonçalo. Aos sábados, as clínicas municipais da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; e Gonçalense do Mutondo; vacinam, das 8h às 12h.
A vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias no PNI. Temporariamente, também pode ser aplicada nos jovens até 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a imunização. O mesmo vale para as vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos, que podem receber a vacina, mas não estão dentro do PNI.
Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) a partir de dois anos; grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (pessoas vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos) e os usuários de Profilaxia Pré-Exposição HIV/Aids (Prep) entre 15 a 45 anos também podem se vacinar.
Os grupos com condições clínicas especiais têm que fazer a solicitação da vacina na unidade de saúde mais próxima da sua residência, comprovando com laudo médico a comorbidade, indicando a vacina, segundo o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Os portadores de PRR devem ter prescrição médica para a imunização.
Gestantes não podem receber a vacina. Elas devem aguardar o puerpério para a vacinação. E quem tem alergia a algum dos componentes da vacina HPV também não deve se vacinar. Os demais públicos podem ir direto a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação, identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.
“O HPV é a mais frequente Infecção Sexualmente Transmissível (IST) no mundo e é um dos principais responsáveis por diferentes tipos de cânceres. A prevenção pode ser feita com a vacina. O ideal é que a vacinação seja realizada antes do início da vida sexual. Assim, os jovens ficam protegidos do vírus e não transmitem para seus parceiros. A vacina protege contra o HPV tipos 6 e 11, que são de baixo risco e causam as verrugas anogenitais; e contra os tipos de alto risco 16 e 18, responsáveis pelos cânceres de colo uterino, pênis, anal e oral em ambos os sexos”, explicou o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello.
Locais de vacinação:
1 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa
2 – USF Jardim Catarina I
3 – USF José Avelino de Souza, Tribobó
4 – USF Agenor José da Silva, Jardim Catarina
5 – USF Louis Pasteur, Guaxindiba
6 – Clínica Gonçalense do Barro Vermelho
7 – PAM Coelho
8 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto
9 – USF David Capistrano, Itaúna
10 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Boa Vista
11 – Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
12 – USF José Bruno Neto, Boa Vista
13 – USF Florença Pereira, Largo da Ideia
14 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara
15 – USF José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba
16 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro
17 – USF Anaia
18 – USF Ana Nery, Gradim
19 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
20 – USF Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia
21 – USF Bento da Cruz, Porto Novo
22 – USF Altair da Silva, Mutuá
23 – USF Madre Teresa de Calcutá, Estrela do Norte
24 – USF Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno
25 – USF Flávio Henrique de Brito, Jóquei
26 – USF Irmã Dulce, Trindade
27 – USF Luiz Paulo Guimarães, Laranjal
28 – USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel
29 – USF Elza Borges, Santa Luzia
30 – USF Oswaldo Cruz, Amendoeira
31 – USF Ary Teixeira, Jardim Bom Retiro
32 – USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina
33 – USF Badger da Silveira, Tribobó
34 – USF Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
35 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal
36 – USF Alexander Fleming, Boaçu
37 – PAM Neves
38 – USF Tancredo Neves, Luiz Caçador
39 – USF Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
40 – USF Quinta Dom Ricardo
41 – USF Wally Figueira da Silva, Rocha
42 – USF Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado
43 – USF Almerinda
44 – USF Luísa de Marilac, Novo México
45 – Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê
46 – USF Presidente Getúlio Vargas, Boa Vista
47 – USF Dr. Robert Koch, Porto da Madama
48 – USF Doutel de Andrade, Maria Paula
49 – USF Marilea Cardoso, Jóquei
50 – USF Água Mineral
51 – USF Adolfo Lutz, Amendoeira
52 – USF Portão do Rosa
53 – USF Aníbal Porto, Monjolos
54 – USF Alberto Constantino Farah, Mutuá
55 – USF Floriano Barbosa, Jardim Catarina
56 – USF Itaúna
57– USF Victor Chimelly, Paiva
58 – USF Jardel do Amaral, Venda da Cruz
59 – USF Armando Leão, Morro do Castro
60 – USF Bandeirantes