Vacina da gripe imuniza 2 mil pessoas no primeiro dia

Prefeitura de São Gonçalo

Prefeitura de São Gonçalo

Os postos de saúde de São Gonçalo registraram intensa procura no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza. Na última terça-feira (24/04) cerca de duas mil pessoas receberam a dose disponível nas 70 salas de vacinação. A campanha acontece até 1º de junho e o Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio.

“A vacina cobre três tipos de vírus Influenza e o período entre tomar a vacina e estar protegido contra a infecção é de duas semanas. Se imunizando antes, você não estará exposto ao vírus quando ele estiver em circulação. Então estamos bem preparados para encarar mais um inverno protegendo o quanto antes a população”, analisa o prefeito José Luiz Nanci.

Somente a Clínica Gonçalense do Barro Vermelho imunizou 300 pessoas neste primeiro dia. A aposentada Manuelina da Silva Costa, 64 anos, foi uma das pacientes que procuraram pelo serviço ainda pela manhã. “Há alguns anos tive três pneumonias em um ano. Depois disso passei a me cuidar mais, isso inclui a vacina contra a gripe que eu tomo todo ano. Me sinto mais protegida”, conta.

Devem se vacinar crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. A imunização acontecerá com a vacina trivalente, que protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Notícias Relacionadas