A Unidos do Viradouro apresentou nesta terça-feira (6), o novo projeto para sua comunidade para o carnaval de 2026. Durante evento em sua quadra social no Barreto, a Vermelha e Branca de Niterói divulgou o novo enredo para brigar por mais um campeonato na Sapucaí.
A Unidos do Viradouro fez uma grande festa em homenagem ao seu mestre de bateria, Moacyr da Silva Pinto, a lenda conhecida como Mestre Ciça.
O enredo se chama Pra Cima Ciça.
O autor do enredo, o carnavalesco Tarcísio Zanon disse que Ciça é uma figura importante do Carnaval Carioca e peça fundamental na estrutura da escola.
O homenageado vai desfilar com a Viradouro no ano que completará 70 anos.
Mestre Ciça ficou visivelmente emocionado na hora de ser chamado no palco. Ele agradeceu a diretoria pela honra e também a todos os componentes da bateria e da escola.
“Passa um filme na cabeça da gente. Durante esse anos todos como mestre de bateria, receber essa homenagem. Eu só tenho que falar uma coisa pra falar, é o maior campeonato da minha vida, o maior troféu que eu já ganhei, foi hoje aqui”, declarou o homenageado ao Errejota Notícias.
A quadra da Viradouro esquentou essa noite de outono.
No próximo ano, a Viradouro será a terceira agremiação a desfilar no dia 16 de fevereiro, o segundo dos três dias de apresentações no Sambódromo do Rio.
Quem é Moacyr da Silva Pinto?
O renomado mestre de bateria, o Mestre Ciça começou sua trajetória à frente da bateria, na Estácio de Sá, entre os anos de 1988 a 1997. No ano seguinte, ele assume com diretor de bateria da Unidos da Tijuca.
Entre 1999 a 2009 foi sua primeira passagem pela vermelho e branco de Niterói, onde teve seu trabalho reconhecido pela inovação no carnaval de 2007, quando a bateria desfilou até o recuo em cima de um carro alegórico.
Em 2010 mais uma vez seu nome fica marcado na história do Carnaval carioca, quando ele inova e realiza a paradinha mais longa apresentada até o momento na Sapucaí, estando a frente da bateria da Grande Rio.
Em 2015, Ciça assume a bateria da União da Ilha, onde permancece até 2018. Em 2017 sob seu comando, a bateria da Ilha ganhou o Estandarte de Ouro de melhor na categoria, fato esse que não acontecia a 28 anos.
E em 2019, Ciça retorna para a Unidos do Viradouro após um hiato de 10 anos, e onde ele escreve mais esse capítulo de sua história.
Cobertura Errejota
Geraldo Castro
Joice Santos