Voto pela internet pode se tornar uma realidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de implementar o voto pela internet para eleições dos próximos anos. A medida faz parte do projeto “Eleições do Futuro”, e o objetivo do TSE é identificar as alternativas existentes e avaliar se elas oferecem a mesma segurança de urnas eletrônicas, usadas no Brasil desde as eleições municipais de 1996.

O projeto, batizado de “Eleições do Futuro”, busca soluções tecnológicas para modernizar o processo eleitoral, mantendo a segurança e a inviolabilidade do voto e transparência nas eleições. Um edital para receber propostas de sistemas de votação alternativos, que tornem eleições mais baratas e eficientes já foi lançado. O chamamento público foi realizado para empresas e instituições de direito privado apresentarem gratuitamente suas propostas de sistemas de votação.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as urnas eletrônicas são uma “excelente solução”, mas “têm um custo elevado e exigem reposição periódica.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.