spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

200 sites não recomendados pelo Procon

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Procon preparou uma relação com 200 sites não recomendados para as compras na internet. Com o isolamento social causado pela pandemia, o número de brasileiros que efetuam compras online vem crescendo consideravelmente, assim como as fraudes no ambiente online. A listagem vai ajudar aquele consumidor que está na dúvida se deve ou não comprar em uma determinada loja virtual.

Para criar a lista de sites não recomendados, o Procon analisou diversos fatores, se a empresa entrega os produtos e serviços comprados, responde as reclamações do consumidor e as notificações enviadas pela autarquia. Se o estabelecimento possui cadastro ativo na Receita Federal e está apta a emitir nota fiscal, se o site disponibiliza informações de contato e dados da empresa e como se relaciona com os clientes que efetuam reclamações.

“Não passe cópia de documentos por e-mail e por aplicativo de mensagens para compras na internet, mesmo que a empresa use o pretexto que é necessário para emitir a nota fiscal, atualizar cadastro, fornecer descontos, confirmar endereço de remessa. Pois essa é a forma mais comum utilizada para burlar a verificação em duas etapas, que é uma segurança maior para o usuário. Nunca informe código gerado por empresas que anunciam e vendem por telefone ou whastapp, nem os recebidos por sms, pois estas são formas de clonar os dados do consumidor. Ao efetuar as compras, prefira o pagamento por cartão de crédito e atenção com sites que só aceitam boleto bancário, pois se houver algum problema com a compra, o consumidor terá mais dificuldade de ressarcimento junto ao banco”, adverte o presidente do Procon, Cássio Coelho.

Acesse a lista com todos os sites não recomendados em: https://bit.ly/proconrj-sites-nao-recomendados

Recomendações

É recomendável que os consumidores efetuem compra de produtos ou serviços em sites que tenham endereço físico em território brasileiro. Nossa lei tem abrangência nacional e ocorrendo algum problema com o pedido realizado em site estrangeiro, haverá dificuldade na aplicação do Código de Defesa do Consumidor.

Ao efetuar compras online, o consumidor precisa prestar atenção em diversos pontos, para fazer compras seguras e não ter dor de cabeça. Com a proximidade da Black Friday, o Procon-RJ preparou, no final de outubro, uma cartilha com muitas dicas para aqueles que irão efetuar compras tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais neste período de promoção. O material pode ser acessado através do link: http://bit.ly/proconrj-cartilha-black-friday .

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img