Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu nesta quarta (31), o secretário de Ordem Pública de Maricá, Coronel Júlio Veras, apresentou dados relativos à segurança pública da cidade. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apresentados pelo gestor, alguns índices são menores do que os registrados em 2003.
“Os números demonstram que o ano passado foi positivo. O Instituto de Segurança Pública tem uma série histórica de 20 anos. De acordo com o último Censo, a gente tem cerca de 197 mil habitantes, mas certamente estamos beirando 230-250 mil habitantes. Temos números índices de criminalidade menores com 250 mil habitantes do que quando nós tínhamos 80 mil habitantes na cidade”, explicou Veras.
Dentre alguns índices apresentados pelo secretário estão os de Letalidade Violenta, que teve 41 registros em 2023 – foram 48 em 2003 – e o de Roubo de Veículos, com 43 casos no ano passado – há 20 anos foram 62. Já os Roubos de Rua apresentaram o menor número desde 2013, quando foram registrados 305 casos – em 2023 foram 258.
“Todos esses números demonstram que Maricá é o município que mais investe em segurança pública e a gente tem como reflexo a sensação de segurança e a redução dos índices de criminalidade”, avaliou o secretário, que é coronel da Polícia Militar.
Vale frisar que Maricá é a cidade em todo o estado que mais investiu no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), em que policiais militares são pagos pelo município, através de um convênio com o Governo do Estado, para atuar nos momentos de folga. A cidade também vem investindo, nos últimos anos, na ampliação e aparelhamento da Guarda Municipal.
“Nós triplicamos o efetivo da Guarda Municipal por meio de concurso público e vamos entregar, em breve, duas novas sedes para a corporação. Renovamos a frota de viaturas, demos 100% de periculosidade, estamos pagando o Regime Adicional de Serviço (RAS). Somos o município que mais investe no Proeis entre todos os 92 municípios do estado, e esses investimentos refletem o bom resultado na segurança”, concluiu.