O verão no Hemisfério Sul começou neste sábado, dia 21 de dezembro de 2024 às 06h20 (horário de Brasília) e vai terminar no dia 20 de março de 2025, às 06h02 (horário de Brasília). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esse período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.
Não há expectativa de ondas de calor de grande abrangência sobre o Brasil
Como no verão 23/24, a Região Sul e também a Região Norte devem experimentar períodos quentes, com alguns dias com calor acima do normal. No Sul, a tendência de aquecimento é especialmente o Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (20), a região que compreende os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, foi mais uma vez atingida por chuvas fortes e ventania.
Segundo os especiaistas, o verão de 2025 trará mais chuva para o Sudeste do que no verão 2023/2024, o que vai ajudar a manter a temperatura próxima da média.