Um lobo-marinho apareceu na tarde deste domingo (22) na Praia de Itaipuaçu, na altura da Rua 83, em Maricá. De manhã o animal frequentou as areias da Praia de São Francisco, zona sul de Niterói.
Na Rio, o mamífero recebeu o nome de Joaquim e foi apelidado carinhosamente de Joca pelos frequentadores de Ipanema. Ele mergulhou no mar na última sexta-feira (20) e não foi mais visto, gerando, assim, especulações sobre a possibilidade de ser o mesmo lobo-marinho.
O animal está sendo acompanhado por biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que contaram com ajuda de agentes da Defesa Civil de Maricá para isolar a área que o mamífero se encontra.
“O que aconteceu ali em Ipanema e, posteriormente, Niterói e, agora, chegando aqui para a Itaipuaçu, e provavelmente ele está se deslocando para fazer a alimentação, para se alimentar, para terminar o desenvolvimento dele, para, posteriormente, voltar para o sul, ali para a região do Uruguai, Argentina, que é o local onde eles normalmente reproduzem e vivem em colônia. Para cá, eles saem para se desenvolver, para alimentar, para adquirir camada de gordura e tudo mais, e aí depois eles voltam para as colônias. Então, muito provavelmente, esse daqui é praticamente 100% certeza que é o mesmo que aconteceu ali em Ipanema, então, provavelmente, é o Joca, e aí ele ainda vai ficar aqui descansando, Então, a gente pede aí essa consciência, essa conscientização de vocês, para que deixe o bicho mais quietinho, evitar a aproximação, né”
Diogo Cristo – Especialista da Econservation – Empresa que cuida de 11 áreas no Rio de Janeiro – De Paraty até Saquarema.
Joca em Niterói
Joca em Itaipuaçu