O prefeito de Maricá, Washington Quaquá recebeu nesta quinta-feira (9), junto com o secretário de Cultura e Utopias, Sady Bianchin, as maquetes dos projetos do escritório Oscar Niemeyer para a cidade. O neto do arquiteto, Kadu Niemeyer, foi o responsável pela entrega.
Estiveram presentes também o presidente da FINEP, Celso Pansera e Arlen Pereira, secretário de governo.O Aquário Maricá será formado por um complexo de 14 mil metros com um centro de pesquisas, uma torre mirante e um auditório. A previsão é de que as obras durem até 240 dias contados a partir da assinatura do contrato.
Quaquá quer Maricá como atração mundial no turismo
Outros projetos que a gestão trabalha para atrair turistas a Maricá incluem o complexo hoteleiro “Samba, Futebol e Caipirinha” e um conjunto de oito obras assinadas por Oscar Niemeyer, que serão construídas para abrigar equipamentos culturais. “Maricá será a cidade mundial com mais obras de Niemeyer depois de Brasília”, afirmou Quaquá.
Atualmente Niterói é a segunda cidade com mais obras do arquiteto reconhecido mundialmente pelas suas obras. A primeira cidade é Brasília.
Algumas das maiores obras de Niemeyer
Oscar Niemeyer construiu obras em várias cidades do mundo, incluindo o Brasil, França, Itália, Argélia e Nova Iorque.
Brasil – Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro, Casa das Canoas, Rio de Janeiro, Grande Hotel de Ouro Preto, Ouro Preto, Hotel Tijuco, Diamantina, Monumento a Tancredo Neves, Juiz de Fora, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Itabira, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Belo Horizonte, Parque Ibirapuera, São Paulo, Edifício Copan, São Paulo, Catedral Metropolitana de Brasília, Museu de Arte Contemporânea, em Niterói.
França – Sede do Partido Comunista Francês, Paris, sede do jornal L’Humanité, Saint-Denis.
Itália – Sede da Editora Mondadori, Milão.
Argélia – Escola de Arquitetura de Argel.
Nova Iorque – Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque, Sede das Nações Unidas.