O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, seja buscando alternativas de colocar o município como um destino de destaque no turismo nacional, a nova iniciativa para alcançar esse objetivo é fazer parte da rota do turismo de vinhos do estado do Rio.
Nesta sexta-feira (11), Quaquá se reuniu com o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, para assinar um termo de cooperação técnica, cultural e econômica para desenvolver novos projetos nas áreas da viticultura e enologia nas duas cidades.
Um dos destaques previsto no documento é a parceria para a criar uma marca de vinhos em Maricá, além da construção de uma vinícola-hotel no município do Centro-Sul fluminense e a instalação de uma cave de vinhos em terras maricaenses. A parceria inclui também a criação de um heliponto e o estudo de outras formas de transportes ligando os dois municípios, com o objetivo de dar agilidade à produção e fomentar o turismo. O processo de intercâmbio entre as cidades está sendo coordenado pelo presidente da Empresa Municipal de Turismo e Cultura, Antônio Grassi.
“Gutinho descobriu ouro aqui. A cidade produz ótimos vinhos, alguns até premiados. Assim como é feito com o vinho do Porto, em Portugal, vamos produzir os nossos rótulos com a marca de Maricá utilizando as uvas cultivadas em Areal. Agora, o turista vai para a cidade mais bonita do mundo, que é o Rio de Janeiro, em duas horas vem beber vinho em Areal e depois vai pegar uma praia em Maricá. Essa triangulação será o futuro do turismo no Rio de Janeiro”, disse Quaquá.
O prefeito Gutinho Bernardes comemorou a parceria e diz que a dobradinha entre Maricá e Areal vai render bons frutos, e rótulos. “Não existe estado forte sem interior forte. E é isso que as duas cidades estão fazendo com essa parceria. É uma honra e um orgulho ter Maricá como cidade irmã de Areal nesta iniciativa inédita para o estado. Vamos fazer uma grande conexão turística entre a serra e o mar, com muito vinho e gastronomia de qualidade”, garantiu.
A cerimônia de assinatura foi no Cine+, escola de formação audiovisual de Areal, e reuniu políticos e empresários com vínculos na região do Centro-Sul Fluminense, como Roberto Medina, criador do megafestival Rock in Rio. Medina, inclusive, assinou o termo de cooperação como testemunha.
Investimento em pesquisa
Na tarde da última quinta-feira, em evento que contou com o governador Cláudio Castro, Areal lançou a pedra fundamental para a construção do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense.
O espaço vai abrigar um moderno centro de pesquisa para o refinamento das técnicas de produção das castas, oferecendo suporte técnico e científico às vinícolas locais. Areal conta com mais de 30 hectares de área plantada para viticultura com oito variedades de uva, com destaque para a variedade Syrah.