As polícias civis do Rio e do Pará prenderam, nesta sexta-feira (02). Bianca Duarte Franco, de 24 anos, a Anya, integrante do Comando Vermelho que também assinava como “Fielzinha do 41” ou “Filha do 41”. A moça é apontada como integrante do Comando Vermelho e ficou famosa quando circulou nas redes sociais uma imagem em que ela aparece ostentando um fuzil em um baile funk no Complexo da Penha, na Zona Norte.
Um comentário, numa das postagens, alertava Bianca sobre o fato de a polícia do Pará estar atrás dela. A resposta foi imediata: “O mundo é dos espertos”.
Quando foi encontrada, nesta sexta-feira (2), em Cabo Frio, o delegado Gustavo Fossati, da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas da Polícia Civil do Pará, perguntou se sabia por que estava sendo presa.
Ao responder que não, ouviu a frase:
“Porque o mundo é dos espertos”.
Outras duas mulheres foram presas sob a acusação de associação ao Comando Vermelho
Além de Bianca, outras duas mulheres foram presas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico: Layane Tharlita Santos Santana, também do Pará, e Kalita Eduarda Ataíde, de Brasília. Contra Bianca havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paraense. Segundo a polícia, ela era responsável por cadastrar novos membros no Comando Vermelho, depois de uma espécie de triagem interna — uma função comparada pelos investigadores à de um departamento de recursos humanos.
Layane, por sua vez, atuava como “mula” do Comando Vermelho, encarregada de transportar drogas entre favelas sem levantar suspeitas. Ainda de acordo com a polícia, ela recebia ordens diretas de Bianca. Já Kalita era a responsável pela venda direta de entorpecentes na favela onde ocorreu a ação desta sexta.
Nas redes sociais, Bianca gostava de se exibir portando armas. Ela já apareceu dançando com um fuzil na mão, na Penha, na Zona Norte.
Em outro vídeo, xingou pessoas que estavam mandando prints com imagens dela com armas.
“Minha mãe sabe que eu tiro plantão, minha mãe sabe que eu sou bandida, sabe que eu trafico, tudo o que eu faço ela sabe, sabe que eu ando armada, tudo o que eu faço ela sabe”, respondeu.
Foram 35 presos desde 18 de abril
A ação faz parte da Operação Parabellum, coordenada pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com a detenção desta sexta, a operação já soma 35 mandados de prisão preventiva cumpridos desde o último dia 18 de abril.
A prisão de Bianca foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC) da Polícia Civil do Pará, com apoio da 64ª DP (São João de Meriti), do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP).