spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Maricá participa de fórum de desenvolvimento na Alerj

Mais lidas

Foto: Reprodução / TV Alerj

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, e de Trabalho, Frank Costa, participaram nessa manhã do Forum Permanente de Desenvolvimento Estratégico no Estado, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Igor Sardinha foi o orador-representante do município no evento, e falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Maricá para minimizar os impactos da crise econômica.

O secretário começou sua explanação comentando os dados de emprego na cidade de Maricá. “De janeiro de 2017 até hoje, Maricá gerou 1.949 postos de trabalho com carteira assinada, sendo o quinto maior município do estado com maior crescimento absoluto. De janeiro a março deste ano, segundo dados do Caged, a cidade gerou 208 empregos, enquanto o Estado do Rio de Janeiro teve um saldo negativo de 8.598. De 2008 para cá, Maricá teve uma variação positiva de crescimento de empregos de 108,8%”, mostrou Igor.

“A gente traz esses números para mostrar que em meio ao caos e sofrimento que o país e o estado vivem, Maricá rema contra a maré e apresenta números diferentes. Temos receitas em Maricá que nos permitem a construção de políticas públicas capazes de enfrentar essa situação grave vivida no estado e país”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá.

Foram destacados quatro fatores considerados chaves para este cenário de crescimento de empregos. Igor comentou a rede de proteção social, personificada na Moeda Social Mumbuca, que fomenta o consumo na cidade e tira pessoas de situações de vulnerabilidade socioeconômica; o transporte público gratuito foi apresentado como o segundo pilar das políticas públicas comentadas; o programa de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho foi apontado como um importante produtor de mão de obra qualificada para o mercado de produtos e serviços da cidade e, por fim, a priorização da mão de obra local, através de termos de entendimento assinados com empreendimentos como o Terminal Ponta Negra, o consórcio responsável pela construção do Gasoduto Rota 3, dentre outros.

Outros pontos citados foram, ainda, o Passaporte Universitário, que garantiu 1.241 alunos em diversos cursos de ensino superior, e o aumento no nível de escolaridade da população, ambas ações da Secretaria de Educação.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img