A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro concluiu, na quarta-feira (02/07), mais um importante ciclo de treinamento voltado à preparação para grandes eventos, como a Cúpula dos BRICS, que ocorrerá nos próximos dias na capital fluminense. O encerramento do curso foi marcado por um exercício simulado realizado nas instalações do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), em Ramos, na Zona Norte.
Coordenado pelo próprio CIEsPP, o ciclo teve início há dois meses e totalizou 1.500 horas de instrução, entre aulas práticas e teóricas. Ao todo, 350 policiais militares de unidades subordinadas ao Comando de Operações Especiais (COE) participaram da capacitação, que reforça o preparo da corporação em situações de alta complexidade e em contextos de segurança pública durante grandes eventos.
— “Este ciclo de instrução vai aprimorar ainda mais a capacitação da nossa corporação em grandes eventos, expertise que temos demonstrado nos últimos anos. Além disso, é mais uma prova do nosso compromisso de valorizar o material humano da Corporação, com foco na aplicação das leis e na preservação de vidas”, afirmou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Segundo o coronel, além de reforçar o preparo técnico-operacional, a capacitação também incentiva a interoperabilidade entre as diversas unidades especializadas, aprimorando a articulação integrada entre elas.
Ações simuladas
Durante o exercício final, seis operações simuladas foram realizadas:
Controle de distúrbios civis com o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq);
Atiradores de precisão em contexto de controle de distúrbios, com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE);
Controle de distúrbios com cães, pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC);
Monitoramento aéreo e detecção de ameaças, com o Grupamento Aeromóvel (GAM);
Controle com motocicletas, realizado pelo Batalhão Tático de Motociclistas (BTM);
Desobstrução de vias, com o Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE).
Treinamento avançado
O ciclo contemplou situações práticas como gestão de multidões e distúrbios civis, segurança de autoridades, retomada de ambientes confinados, além de simulações específicas em estruturas tubulares como aviões, trens, ônibus e metrôs.
Nos últimos dias, as aulas se concentraram em operações aéreas, com foco em disparos embarcados e assaltos táticos com aeronaves. Esta etapa ocorreu no centro de treinamento de Marambaia, em parceria com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx).
A formação reforça o papel da Polícia Militar do Rio de Janeiro como uma das forças de segurança mais preparadas do país para atuar em grandes eventos internacionais, como a próxima Cúpula dos BRICS, promovendo ordem, segurança e proteção à vida.