Uma semana exata, após Rodrigo Bacellar exonerar Washington Reis (MDB) do cargo de secretário estadual de Transportes, finalmente o governador Cláudio Castro se manifestou sobre o caso e confirmou, nesta quinta-feira (11), que Reis está fora.
O nome que vai assumir a pasta no lugar de Reis será a advogada Priscila Sakalem. Priscila é especialista em Direito Tributário e está no Governo do RJ desde 2020, onde ocupou diversos cargos. Ela exercia a função de chefe da assessoria do Gabinete do governador.
Cláudio Castro e Washington Reis se reuniram na manhã de hoje no Palácio Guanabara onde conversaram e Castro confirmou a exoneração. Em seu perfil nas redes sociais, ao anunicar sua decisão, o governador declarou que a demissão do secretário vinha sendo tratada e discutida, nas últimas semanas, por conta de suas sinalizações, desalinhadas ao nosso grupo político mas que o fato não justifica o ato intempestivo e desrespeitoso de Bacellar, ao tomar a decisão sem consultá-lo.
Castro afirmou também que o assunto ainda será discutido com presidentes de partidos aliados, e argumentou que a sucessão no Palácio Guanabara é “projeto de um campo político e não de um desejo pessoal e descoordenado”.
Washington Reis no governo?
A saída de Washington Reis do governo foi atribuída, nos bastidores, à aproximação do emedebista com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), virtual adversário de Bacellar na eleição ao governo estadual em 2026. Reis nega articulações contra Bacellar, mas admite a intenção de disputar o governo do estado.
“Tenho legitimidade para ser candidato. Também estou construindo minha candidatura”, disse o ex-secretário ao Globo.
Mas isso só será possível se Washington Reis conseguir reverter sua inegibilidade. Washigton Reis foi condenado a 7 anos, por crime ambiental, o que o tornou inelegível, mas afirma que seu caso pode ser revertido no Supremo Tribunal Federal (STF), onde há sinalização para um possível acordo de não persecução penal.