O aniversário de 178 anos de emancipação político-administrativa de Saquarema foi comemorado nesta quarta-feira (08) com muita tradição. Os pontos-chaves da festa foram a Missa Solene e o desfile cívico.
A programação começou na semana passada, dia 1º de maio, quando foi realizado o Desfile Cívico na Basiléa, em Sampaio Corrêa. Na ocasião, as escolas se apresentaram com o tema “Trabalhadores da nossa terra”. O objetivo foi resgatar a tradição do desfile de Sampaio Corrêa, onde há a memória da antiga usina Santa Luiza, quando Saquarema foi, por muitos anos, um dos maiores produtores de açúcar da região. Um grande número de pessoas compareceu para prestigiar o evento, que encantou a todos com lindas homenagens a importantes nomes regionais e nacionais.
A Igreja de Nossa Senhora do Nazareth, cartão postal de Saquarema, recebeu pela manhã a Missa Solene em comemoração ao aniversário da cidade. Além do corpo eclesiástico, participaram também a prefeita, Manoela Peres, membros do seu corpo de secretariado, a presidente da Câmara de Vereadores Adriana de Vander e seus colegas legisladores.
No discurso, Manoela falou da importância da união de todos em prol da cidade. “Para que Saquarema prospere, depende de todos nós, não só dos políticos, dos governantes, mas de toda a população”, disse.
“Nessa minha jornada como prefeita, tenho dificuldade em aceitar que as pessoas que não votaram em determinado candidato torçam para tudo dar errado. Vivemos todos no mesmo lugar. Se o país prosperar, independente de quem seja o governante, é bom para a gente. Aqui em Saquarema é o mesmo”, completou Manoela.
À tarde, as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino, além de outras instituições (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Loja Maçônica e seus braços, escolas de dança, dentre outros) participaram do tradicional Desfile Cívico. Membros dos Poderes Executivos e Legislativo acompanharam a festa, que tomou toda a tarde e se estendeu até o cair da noite.
As escolas da rede pública de ensino vieram homenageando escritores brasileiros. Diversos nomes foram citados, como Oliveira Viana (que dá nome a um colégio estadual na cidade), Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Monteiro Lobato, dentre outros. E teve instituição que mostrou todo seu senso crítico: alunos da Escola Técnica Estadual (Faetec) Helber Vignoli Muniz protestaram contra o corte de verbas imposto pelo Ministério da Educação, que prevê uma redução de 30% das verbas destinadas para a educação no país.
Na ocasião, a Prefeita Manoela Peres destacou a importância do envolvimento dos alunos e profissionais da educação no evento. “O incentivo aos alunos na participação de eventos cívicos, é extremamente importante e permite manter a tradição dos desfiles, resgatando valores humanos, patriotismo, respeito e cidadania. Gostaria de parabenizar o empenho e dedicação de cada um na organização e realização do evento e agradecer a presença da população, que prestigiou os desfiles”, concluiu.
Confira mais fotos da Missa Solene e do Desfile Cívico em nosso Facebook; clique aqui e veja mais!