O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, garantiu que a obra do Terminal Ponta Negra (TPN) será realizada, apesar da resistência de setores da oposição. Segundo ele, a administração municipal está acompanhando de perto o andamento do projeto da obra, prevista para ser concluída em dois anos.
A afirmação foi feita durante lançamento do projeto Vermelhinho das Águas.

A expectativa é de que, em até dois anos e meio, o porto esteja em fase avançada, com base em um parecer técnico que, na avaliação do prefeito, irá confirmar a viabilidade do empreendimento. Quaquá defende que grandes projetos nacionais não fiquem paralisados pela burocracia excessiva ou por entraves de órgãos ministeriais, especialmente na área ambiental.
Ele ressaltou que o TPN é de interesse estratégico para o país, com potencial de gerar cerca de 8 mil empregos apenas na região de Maricá. As compensações ambientais previstas, segundo o prefeito, superarão em dez vezes a biodiversidade atual da área, graças a uma propriedade que está sendo adquirida pela prefeitura para receber as ações de recuperação.
O prefeito também criticou a postura seletiva de parte do movimento ambientalista da região, lembrando que o campo de golfe do empresário Roberto Marinho, próximo ao local do porto, teve toda a vegetação removida para a instalação de grama sem gerar protestos semelhantes na época.
Quaquá ainda informou que vai procurar o ministro Flávio Dino, já que o processo já tem julgamento definido no STF.