O estado do Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de casos de Covid-19 confirmados entre julho e agosto deste ano.
Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde vai voltar a divulgar semanalmente o panorama da doença.
Entre aqueles que fizeram o teste para Covid-19, a taxa de positividade no estado passou de 7,9% em julho para 14,7% em agosto.
A cidade do Rio, também teve aumento: de 8% para 16% no mesmo período.
O panorama observa a taxa de positividade nos testes rápidos, o número de solicitação de leitos e a quantidade de atendimento na rede.
A maior preocupação das autoridades de saúde é que no período do inverno e de temperaturas mais baixas, aumentam os casos de doenças respiratórias.
Quem estiver com sintomas respiratórios precisa fazer o teste para saber se é Covid-19 ou influenza e, assim, se tratar e evitar contaminar as pessoas mais próximas.
“São duas doenças com sintomatologia muito parecida e a recomendação é que todo mundo que tiver algum sintoma respiratório procure se testar para Covid-19 para evitar a transmissão”, disse o secretário municipal do Rio, Daniel Soranz.
Caso surjam sintomas gripais, a recomendação também é evitar locais fechados e usar máscaras, além de lavar sempre as mãos.
“Quem não tomou a vacina da gripe, é o momento de tomar, a gente já deveria ter se vacinado para gripe muito antes do inverno, então quem não tomou está atrasado e já tem um risco maior de adoecer gravemente. Para a Covid-19, a recomendação é que pessoas com mais de 60 anos e imunossupressão se vacinem para a subvariante JN”, completa Soranz.