O Estaleiro Mac Laren, de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, será responsável pelo acabamento e comissionamento das novas unidades da Transpetro, reforçando sua posição estratégica na indústria naval brasileira. O anúncio foi feito durante a abertura da Navalshore 2025, na terça (19), maior feira da indústria marítima da América Latina, realizada no Rio de Janeiro até quinta-feira (21).
Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a fase inicial das obras pode ser conduzida pela Ecovix, no Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, mas o processo final ficará a cargo do Mac Laren, fortalecendo ainda mais a participação de Niterói no setor naval.
“Isso tudo é a riqueza do Brasil, e o desenvolvimento dela só é possível por meio de políticas públicas de Estado. Esse tipo de evento tem papel fundamental para que a sociedade entenda a importância dessas políticas”, afirmou o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista.
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, destacou ainda a demanda crescente por embarcações de apoio marítimo e pela reciclagem de navios e estruturas offshore, o que deve movimentar ainda mais os estaleiros nacionais nos próximos anos.
Com a definição do Estaleiro Mac Laren como protagonista nesta nova etapa, Niterói reafirma seu papel de referência no setor naval, contribuindo para a geração de empregos, inovação e fortalecimento da economia fluminense.
